Publicidade

Sociedade de Cardiologia do Estado de SÆo lan‡a programa permanente de educa‡Æo em ressuscita‡Æo para leigos. A‡Æo visa ensinar pessoas comuns prestar um primeiro socorro competente …s v¡timas de eventos card¡acos

A Sociedade de Cardiologia do Estado de SÆo Paulo (SOCESP) realiza, em 16 de dezembro, a primeira edi‡Æo do projeto Em SÆo Paulo, n¢s cuidamos do seu cora‡Æo. Trata-se de programa permanente de educa‡Æo em ressuscita‡Æo cardiovascular para leigos, que visa a ensinar pessoas comuns a prestar um primeiro socorro competente …s v¡timas de eventos card¡acos. A a‡Æo tem como parceiros o Condom¡nio Conjunto Nacional, Associa‡Æo Paulista Viva, Pr¢-Life, Col‚gio e Faculdade SÆo Lu¡s e a Iacocca.

Em SÆo Paulo, nos cuidamos do seu cora‡Æo ‚ um treinamento em massa para a comunidade. Tem como origem outra iniciativa da SOCESP, que era restrita ao eixo da Avenida Paulista. Falamos do projeto Na Paulista, n¢s cuidamos de seu cora‡Æo que, em agosto deste ano, transmitiu conhecimentos b sicos em ressuscita‡Æo cardiopulmonar a 450 cidadÆos, entre estudantes, donas de casa, aposentados, professores.

“Em todo o mundo, as estat¡sticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivˆncia das v¡timas de acidentes card¡acos”, afirma Br ulio Luna Filho, presidente da SOCESP.

Publicidade

O dr. Miguel Moretti, diretor da SOCESP, lembra que as doen‡as cardiovasculares sÆo a principal causa de morte, respons veis por cerca de 30% dos ¢bitos do pa¡s. Matam mais do que os diversos tipos de cƒnceres e os acidentes automobil¡sticos somados. Anualmente, no Brasil, 360 mil pessoas tˆm morte s£bita, o que significa 986 ¢bitos por dia, ou 1,4 morte a cada dois minutos.

Tais n£meros apenas reformam a importƒncia dessa nova etapa de treinamento para leigos da Sociedade de Cardiologia do Estado de SÆo Paulo, que inclui uso de manequins (bonecos) especiais para respira‡Æo boca-a-boca, massagem card¡aca e choque com desfibrilador externo autom tico (DEA).

S¢ para ter uma id‚ia, um suporte correto aumenta em 3,7 vezes a chance de sobrevivˆncia das v¡timas de eventos card¡acos. O uso do desfibrilador, por sua vez, tamb‚m tem resultado importante: eleva essa chance em 3,4%.

Por‚m, atualmente, faltam leigos capacitados para o primeiro socorro. Cerca de 52% dos ¢bitos ocorrem antes de a v¡tima chegar ao hospital ou de receber pr‚-atendimento. E o problema faz parte do cotidiano de todos n¢s: em avenidas importantes, nas quais o fluxo chega a 800 mil pessoas/dia, como a Paulista, ocorrem cerca de trˆs paradas card¡acas diariamente.

Publicidade

Estudos indicam que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe de resgate ao local da emergˆncia ‚ de alguns minutos. Ou seja, nestes primeiros instantes ap¢s o colapso as chances de sobrevivˆncia da v¡tima estÆo nas mÆos de pessoas “leigas”.

“Existem dados que mostram que a chance de sobrevivˆncia ap¢s uma parada card¡aca fora do ambiente hospitalar ‚ em m‚dia 6,5%”, pondera o dr. Agnaldo Pispico, diretor do Centro de Treinamento da SOCESP. “Para cada minuto sem ressuscita‡Æo cardiopulmonar, a sobrevivˆncia a uma fibrila‡Æo ventricular por parada card¡aca decresce de 7 a 10%. Quando h  atendimento esse decr‚scimo cai para 3 a 4% por minuto”.

Foi com base nesse quadro que a SOCESP optou por fazer do Em SÆo Paulo, n¢s cuidamos do seu cora‡Æo um projeto permanente de educa‡Æo em ressuscita‡Æo para leigos. A partir de agora, ele ter  duas grandes edi‡äes semestrais, al‚m de outras setorizadas que serÆo desfechadas com o objetivo de oferecer treinamento a regiäes espec¡ficas da capital e a cidades do interior do Estado.

Como se inscrever para o treinamento em massa

Publicidade

As inscri‡äes (individuais e/ou coletivas para empresas) para o treinamento em massa do dia 16 de dezembro devem ser feitas mediante a aquisi‡Æo de material did tico a um custo simb¢lico de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa. Informa‡äes adicionais www.socesp.org.br ou (11) 3179.0044

Para sua agenda

Treinamento em massa de ressuscita‡Æo cardiovascular – inclui o uso de manequins (bonecos) especiais para respira‡Æo boca a boca, massagem card¡aca e choque com DEA
Dia – 16 de dezembro / Hor rio – 8h …s 14h
Local – Col‚gio e Faculdade SÆo Lu¡s (Rua Haddock Lobo, 400 – entrada pela Rua Luiz Coelho, 323)