Publicidade

Em sua 29ª edição, o Rally Cerapió promete grandes desafios nas provas que acontecem entre os dias 25 e 30 de janeiro. Em 2016, a largada será no município de Maranguape, cidade natal do ator e humorista Chico Anysio, no Ceará, e a chegada, em Teresina, no Piauí. Ao todo, serão quatro dias de disputas e cerca de 1.000 quilômetros de pura adrenalina. As inscrições para participar da tradicional prova off-road do país já estão abertas.

De acordo com Erlich Cordão, diretor da Radical Produções, que organiza a competição, o número de inscritos não para de crescer. “Estamos com bastante procura. Além disso, com as novidades que temos para esta edição, esperamos aumentar o número de competidores, assim como contamos com a participação de grandes equipes”, comenta. Até agora, quatro meses antes das provas, são 263 inscritos em todas as categorias.

Cerapió_1

Cerapió é prova para todos: carros, motos, utvs, quadris e bicicletas dividem os espaços nas trilhas

O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4×4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.000 quilômetros e as bicicletas percorrerão 260 km. A novidade de 2016 fica por conta do retorno da prova de velocidade, o VeloCerapió, rali cross-country voltado para carros e UTV’s, que terá quatro circuitos de 120 quilômetros. O Rally Cerapió segue os regulamentos dos Campeonatos Brasileiros de Enduro e Rally de Regularidade das Confederações Brasileiras de Motociclismo (CBM), Automobilismo (CBA) e Ciclismo (CBC).

Publicidade

Os cinco primeiros colocados de cada categoria recebem troféus e o campeão ganhará a inscrição para o Rally Cerapió 2016. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além da realização das provas, a organização do evento busca prestigiar as cidades por onde os competidores passarão. Por isso, nos dois dias que antecedem a largada, 25 e 26 de janeiro, o público poderá visitar uma feira de artesanato e produtos típicos dos municípios, no estacionamento externo do Shopping Iguatemi Fortaleza, a partir das 9h. Os patrocinadores também estarão presentes com estandes e expositores.

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende os participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem.

O Cerapió também é responsabilidade social e a cada ano, a competição passa por pequenas cidades, vilas e povoados e lá deixa ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Para 2016, será mantida a campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza). Outro projeto é o “De olho na trilha”, que consiste em consultas oftalmológicas com distribuição de óculos às comunidades carentes.

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” destinará cerca de 10 mil livros à instituições de ensino. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150 mil reais”, comenta Cordão, diretor da Radical Produções.

Publicidade

O Rally Cerapió também é um oportunidade de conhecer as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura e em Quixadá, estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road. No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais, sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.Separador_motos