Publicidade

As companhias a‚reas British Airways, da GrÆ-Bretanha, e Air France, da Fran‡a, anunciaram a suspensÆo definitiva dos v“os do aviÆo supers“nico Concorde.

A British Airways tirar  o aviÆo de servi‡o no final de outubro e a Air France em 31 de maio. Segundo as duas companhias, as principais causas do cancelamento do uso do Concorde sÆo o aumento constante dos custos para manter as aeronaves e a queda no n£mero de reservas por causa da crise financeira mundial. A British conta com uma frota de sete aeronaves e a Air Frace tem cinco.

Em uso h  27 anos, o Concorde, o £nico supers“nico utilizado na avia‡Æo comercial, alcan‡a a velocidade de 2.100 km/h e at‚ hoje s¢ teve um acidente mortal em toda a sua hist¢ria. Em julho de 2000, logo ap¢s decolar do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, o Concorde pegou fogo, matando os 113 passageiros que estavam a bordo. Depois da trag‚dia, ap¢s 14 meses sem voar, o supers“nico retornou com uma s‚rie de medidas de seguran‡a adicionais.

A primeira viagem comercial feita pelo Concorde aconteceu em 21 de janeiro de 1976. A aeronave britƒnica fez o trajeto entre Londres e Bahrain e o francˆs saiu de Paris e aterrissou em SÆo Paulo e no Rio de Janeiro.

Publicidade