Publicidade

A Yamaha adicionou um novo opção para a linha Tenere 700. A novidade é a World Rally, uma versão suprema da tradicional adventure da marca! E, como se não bastassem as especificações exclusivas, o modelo é inspirado na clássica vencedora do Rally Paris-Dakar.

Nova Yamaha Tenere 700 topo de linha

A Yamaha venceu o primeiro Rally Paris-Dakar, em 1979, com a lendária XT 500. E também repetiu o feito no ano seguinte, com o mesmo modelo. Desde então, a marca foi se fortalecendo no mundo do off-road nas décadas seguintes e acabaria totalizando 9 títulos no maior rali do mundo.

Com a nova edição World Rally, agora são quatro versões em linha do modelo na Europa – para o Brasil ainda não existe previsão de chegada…

E foi inspirada por este sucesso, e encorajada pelo crescente interesse em provas de rally de longa distância, que a Yamaha iniciou o desenvolvimento da primeira Ténéré. O modelo que deu início a esta família foi introduzido em 1983.

Publicidade

Agora o nome Tenere comemora seu 40º aniversário! E para marcar essa data a marca lançou uma nova versão que presta homenagem aos sucessos anteriores do Dakar e às máquinas que ajudaram a consolidar esse legado.

tenere 700 e antiga moto do rally dakar

Novidade é inspirada na dominante YZE850T, que faturou 7 edições do Rally Paris-Dakar nos anos 1990

A nova edição Tenere 700 World Rally ganhou as cores de corrida inspiradas na pintura vencedora do Dakar com Peterhansel, há trinta anos. Isso mesmo, a nova edição da trail da Yamaha vem vestida como a YZE 850T do rali de 1993.

Mas apesar de todas as comemorações, a Yamaha deixou de participar do Dakar em 2022, depois de 24 anos de jejum! Confira mais aqui.

Publicidade

Veja também:

Ténéré 700

Modelo segue com motor bicilíndrico de 689 cc – entregando 73,4 cavalos e torque de 6.9 kgf.m aos 6.500

Não é apenas uma nova cor!

Do ponto de vista técnico, a nova Yamaha Ténéré 700 World Rally chega com um punhado de atualizações. Além da pintura e grafismos inspirados em rally, os recursos incluem sistemas de suspensão KYB de longo curso e um escapamento exclusivo de titânio da Akrapovič.

Além disso, a grande capacidade de autonomia está garantida com o uso de dois tanques de combustível, com total de 23 litros nas laterais. Algo que já havia estreado na edição World Raid. Enquanto isso, um novo assento plano de duas peças completa o conjunto, buscando melhor conforto em longas distâncias.

Publicidade
painel da nova tenere 700 topo de linha

Ténéré 700 agora conta com painel TFT nas versões topo de linha

O modelo ainda tem sistema ABS comutável de três modos, amortecedor de direção ajustável Öhlins para ajudar a manter a roda dianteira apontando para o lado certo. A moto também já está equipada com o novo painel TFT de 5 polegadas com conectividade para smartphone. O restante do pacote de motor e chassi e toda a carroceria permanecem idênticos à edição World Raid, lançada no início de 2022.

 

Quanto custa a nova Tenere 700 World Rally

A nova Ténéré World Rally será vendida na faixa dos 14.399 euros, cerca de R$ 76 mil em conversão direta. Assim, é a versão mais cara do modelo à venda no exterior, numa família que ainda conta com as World Raid, Rally Edition, Extreme Edition, Explore Edition e a versão de entrada, mais acessível de todas, vendida por 10.990 euros (R$ 57,8 mil).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]