Publicidade

Depois dos trˆs dias seguidos no circuito misto de Sebring para o Spring Training, testes coletivos da F¢rmula Cart que antecedem a abertura da temporada 2003, no dia 23 de fevereiro nas ruas de SÆo Petersburgo, na Fl¢rida/EUA, j  d  para se analisar a nova correla‡Æo de for‡as da categoria depois da introdu‡Æo do novo regulamento t‚cnico e da presen‡a de v rios estreantes.

E pelo que mostrou em todos os dias, a atual campeÆ Newman/Haas Racing j  pode ser apontada como a favorita a conseguir o seu quinto t¡tulo, o segundo consecutivo, ap¢s seus pilotos Sebastien Bourdais e Bruno Junqueira- Banco Rural/RM Sistemas/Tele Sena terem estabelecido os melhores tempos. O novato francˆs estabeleceu a marca de 50s584, 0s220 mais r pido que o seu companheiro brasileiro.

Com todos os 18 pilotos – oito novatos – inscritos usando os novos motores Ford-Cosworth XFE e pneus Firestone/Bridgestone e apenas cinco usando chassi Reynard – contra 13 Lola, a dupla da Newman/Haas Racing esbanjou competˆncia em todas as oito sessäes de testes, que somaram nove horas de treinos para cada piloto.

Na tarde de ontem, quinta-feira, £ltimo dia do treino coletivo, Junqueira trocou de lugar com Sebastien Bourdais para a £ltima sessÆo de treino, j  que a equipe Newman/Haas fazia algumas mudan‡as demoradas no carro de Bruno. O francˆs integrou o grupo original do representante do Baco Rural/RM Sistemas/Tele Sena, que foi o primeiro a andar naquela tarde, e o piloto brasileiro encerrou seus testes do Spring Training com o segundo grupo. Com a pista bastante emborrachada depois de trˆs dias de atividades intensas, praticamente todos os pilotos do primeiro grupo conseguiram abaixar seus tempos, e o companheiro de Junqueira marcou 50s584, sendo assim o mais r pido at‚ aquele momento. Como aconteceu com o primeiro grupo, todos os pilotos que encerrariam os treinos haviam poupado dois jogos de pneus novos para esta sessÆo. Junqueira saiu com o primeiro jogo e marcou 50s804, o melhor tempo da pr tica. Mas quando retornou aos boxes, a embreagem do seu Lola/Ford n£mero 1 quebrou, encerrando por ali o seu treino e a chance de superar o seu companheiro de equipe, que acabou ficando com o melhor tempo do Spring Training, j  que ningu‚m conseguiu superar nem mesmo a marca registrada por Junqueira, que ficou com o segundo melhor tempo dos treinos coletivos.

Publicidade

Al‚m de Sebastien Bourdais, outro novato que deixou boa impressÆo foi o inglˆs Darren Manning, o s‚timo mais r pido, usando um chassi Reynard. Outro destaque foi a equipe estreante Rocketsports Racing, sexta no Spring Training com o canadense Alex Tagliani. Os outros brasileiros nÆo conseguiram bons resultados. O experiente Roberto Moreno ficou com o d‚cimo tempo, enquanto que o estreante Mario Haberfeld foi o 14§ colocado.