Publicidade

Indústria de Motocicletas: 1° Trimestre Mantém Crescimento Estável

O bom desempenho das montadoras de ve¡culos de duas rodas no pa¡s continua dentro das previsäes. O mercado apresenta resultados promissores e sinaliza ano positivo para o setor

Os n£meros levantados pela Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, junto …s empresas associadas, demonstram a continuidade da curva de crescimento do setor de duas rodas no segmento de transportes do mercado brasileiro.  a racionalidade no transporte individual consolidando seus caminhos. O acumulado do ano registra um incremento de 23,7% na produ‡Æo sobre os primeiros trˆs meses do ano anterior.

A soma da produ‡Æo registra 540.202 novas motocicletas produzidas no primeiro trimestre, 100 mil unidades a mais que as 436.595 fabricadas nos mesmos meses de 2007. Os n£meros referentes … produ‡Æo do mˆs de mar‡o deste ano apontam 184.790 unidades, contra as 157.549 motocicletas produzidas no mesmo mˆs de 2007, o que representa um crescimento de 17,3%. Em rela‡Æo ao mˆs de fevereiro, quando foram produzidas 168.177, mar‡o apresentou um acr‚scimo de 9,9%, atingindo a produ‡Æo de 184.790.

Publicidade

Os n£meros referentes … comercializa‡Æo dos ve¡culos de duas rodas no mercado interno chegaram a 174.256 motocicletas em mar‡o, eleva‡Æo 21,7% se comparado ao mesmo mˆs em 2007, que registrou a venda de 143.160 unidades. As montadoras ainda contabilizam um acr‚scimo de 9,3% nas vendas ao atacado se comparado a fevereiro, onde foram comercializadas 159.357 motocicletas.

Para o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, o mercado est  um pouco acima da m‚dia e aponta um ano positivo para o setor. “Os resultados apresentados no primeiro trimestre de 2008 podem at‚ mesmo assinalar a supera‡Æo dos progn¢sticos iniciais de crescimento projetados pela entidade em seu balan‡o de encerramento do ano passado. A perspectiva de crescer acima dos 12% previstos pode vir a se tornar realidade.  cada vez maior a busca pela solu‡Æo racional no transporte individual de baixo custo. Al‚m disso, novos players estÆo ocupando seu lugar no segmento”, afirma o executivo.

As exporta‡äes contabilizam 8.278 unidades vendidas no mˆs de mar‡o ao mercado externo, registrando um decr‚scimo de 22,1% se comparadas ao mesmo mˆs em 2007, que registrou 10.626 motocicletas. Em mar‡o de 2008 as vendas externas tiveram uma queda de 22,3% em rela‡Æo ao mˆs de fevereiro deste mesmo ano.

A Importƒncia Do Crescimento Respons vel – Atualmente o Brasil desponta como um dos cinco principais produtores mundiais de motocicletas. Os ¡ndices de crescimento da demanda interna despertam o interesse e atraem mais fabricantes ao pa¡s na busca por uma parcela do mercado, que apresenta resultados expressivos.

Publicidade

Alcan‡ar esses patamares jamais presenciados no Brasil e a certeza da consolida‡Æo dos ve¡culos de duas rodas como transporte real e acess¡vel aos brasileiros exigiu por parte das ind£strias j  instaladas empenho e afinco para alcan‡ar a pretendida credibilidade da sociedade consumidora e usu ria desta solu‡Æo chamada motocicleta.

A‡äes sempre respons veis, grandes investimentos e uma pol¡tica rigorosa referente … qualidade, durabilidade e suporte t‚cnico aos produtos adquiridos pelos consumidores sÆo de extrema importƒncia na manuten‡Æo destes ve¡culos, que se caracterizam a cada dia como uma das principais solu‡äes para os problemas de congestionamentos nos grandes centros urbanos e de transporte em diversas localidades do Brasil.

A‡äes de Incentivo …s Pr ticas de Seguran‡a – Seguindo o caminho de preservar a motocicleta da m  utiliza‡Æo, a Abraciclo est  desenvolvendo uma s‚rie de a‡äes voltadas ao incremento das mensagens de seguran‡a, envolvendo organismos governamentais, publica‡äes especializadas e ve¡culos de comunica‡Æo de grande repercussÆo junto … opiniÆo p£blica visando ampliar as manifesta‡äes de busca por solu‡äes de melhoria na educa‡Æo de trƒnsito e harmoniza‡Æo em todos os segmentos de transportes p£blicos e privados.

Prˆmio Abraciclo de Jornalismo – Mais uma vez a Abraciclo leva ao conhecimento da m¡dia a realiza‡Æo de mais um prˆmio destinado …s melhores mat‚rias publicadas referentes aos temas motocicletas e bicicletas.

Publicidade

As premia‡äes sÆo destinadas …s mat‚rias veiculadas em sites, revistas, jornais, r dios e TVs voltadas … utiliza‡Æo de ve¡culos de duas rodas como meio racional de locomo‡Æo, suas deriva‡äes, aspectos curiosos e inusitados de seu aproveitamento e outras visäes positivas deste transporte que demonstra ser a mais racional das solu‡äes para os dias atuais.