Publicidade
Foto: Home Page, seis anos atr s

Foto: Home Page, seis anos atr s

Obrigado, Motonliners, gra‡as a vocˆs chegamos a 102 659 acessos em outubro, com 65 197 visitantes £nicos, vamos juntos rumo aos 200 mil!. T  bom, eu sei que parece discurso de palestra motivacional, mas a malice acaba aqui. Ontem (dia 30 de outubro), Ryo Harada, Durval Lara e eu (Tite Geraldo), os trˆs mosqueteiros do Motonline, nos reunimos para celebrar este n£mero. Foi dif¡cil conter o sempre emotivo Harada, quase …s l grimas (talvez pensando na conta!), principalmente quando ele lembrou que em outubro o Motonline completou 6 anos de vida! J  estamos quase entrando na escola.

Para n¢s, atingir a casa dos trˆs d¡gitos de milhar ‚ um marco tÆo festivo quanto nosso primeiro dia acima de 2.000 acessos/dia.  a confirma‡Æo de um trabalho paciente, feito com muito esfor‡o e solid rio, j  que cada um dedica um pouco de si para manter o site atualizado, abastecido e atraente. A palavra solid rio vem do latim sole darium, que significa “dar de si”. Foi isso que Harada e Durval – junto com nosso amigo J£lio Carone – fizeram por 6 anos e que tive a oportunidade de compartilhar h  pouco mais de um ano. Todos n¢s estamos dando um pouco de nosso tempo, conhecimento, experiˆncia e at‚ o suado dinheirinho, para realizar nosso sonho de ver o Motonline al‡ar v“os mais altos.

Estamos na mÆo certa da Hist¢ria. Uma recente pesquisa realizada pela Aner – Associa‡Æo Nacional dos Editores de Revistas – revelou que o mercado editorial est  caindo em m‚dia 12% ano, em termos de tiragem e de publicidade. Por outro lado, a informa‡Æo por internet, as chamadas revistas eletr“nicas, cresce em m‚dia 50% ao ano. Nos Estados Unidos, meca da informa‡Æo mundial, as revistas j  sofrem com a falta de credibilidade. Pesquisa realizada pela empresa de m¡dia Starcom revelou um dado surpreendente: 65% dos entrevistados acreditam que as empresas pagam para que as revistas mencionem suas marcas e produtos. Em portuguˆs claro, a maioria dos americanos acredita que as revistas veiculam mat‚rias-pagas. Leia a ¡ntegra da reportagem no link http://www.adage.com/news.cms?newsId=46354.

Publicidade

No Brasil, apesar de o mercado lan‡ar novos t¡tulos especializados, alguns leitores j  come‡am a dar sinais de fadiga ou por falta de credibilidade, ou pelo excesso de publicidade, que em alguns casos chega a ocupar mais de 50% das p ginas de uma revista. Al‚m disso, em um pa¡s com as dimensäes e dificuldades de transporte como o Brasil, nem sempre as revistas chegam …s cidades mais distantes, ou chegam quando o sudeste j  recebeu com um mˆs de antecedˆncia. Neste sentido, a velocidade da Internet popularizou o acesso … informa‡Æo e o banner leva o leitor diretamente … p gina da empresa anunciante, desvinculando do ve¡culo de comunica‡Æo.

Estamos entrando na “Fase 3” do Motonline. Inicialmente o desafio foi a implanta‡Æo do site; em seguida foi necess rio sedimentar e ganhar credibilidade; agora chegou a hora de torn -lo sustent vel.

Sei que parece um discurso piegas, mas os trˆs “tios” do Motonline nÆo estÆo aqui por acaso. Todos n¢s temos uma hist¢ria de mais de 20 anos com a ind£stria nacional de motos. Ryo Harada foi praticamente o fundador da Yamaha no Brasil, onde trabalhou por 18 anos. Foi ele quem traduziu o discurso do primeiro presidente da empresa no Brasil. Durval ‚ o respons vel pela cria‡Æo do lay-out das concession rias Yamaha, que perdura at‚ hoje. E eu, sei que ‚ chato jogar confete na pr¢pria cabe‡a, mas tenho convic‡Æo de que atingi o patamar de um dos principais jornalistas especializados em motociclismo do Brasil.

N¢s nÆo estamos “brincando” de fazer um site. Nem temos isso como hobby. Infelizmente o Motonline ainda nÆo se sustenta, mas pode ter a mais fiel certeza que nossa ambi‡Æo ‚ viver de e para o Motonline. Sonhamos com o dia em que n¢s trˆs poderemos dar total dedica‡Æo ao Motonline, 24 horas por dia. Sim, porque j  teve leitor comentando nossa atualiza‡Æo … meia-noite de s bado!

Publicidade

Sei que falta pouco para chegar l . Das marcas que comercializam motos no Brasil, Honda, Kasinski, Sundown e Suzuki dÆo ao Motonline o mesmo tratamento reservado …s revistas e jornais. Com as demais sou obrigado a fazer um humilhante apelo, quase de joelhos, para que apenas entreguem uma moto para teste. Curiosamente todas tˆm nosso endere‡o e acessam o Motonline, pois enviam seus press-releases periodicamente. Ou seja, para estas empresas somos ¢timos para DIVULGAR seus produtos, mas nÆo somos bons o bastante para TESTµ-LOS!

Sem ressentimentos, sei que a hora do Motonline ‚ essa, vamos continuar torrando a paciˆncia dos executivos destas marcas at‚ atingirmos a isonomia com a m¡dia impressa. E vejam que dado curioso. O site hom“nimo Motonline italiano (posterior ao nosso) acaba de lan‡ar uma revista Due Route, com 240 p ginas e vendida na Europa por 1 Euro! Isso mesmo, um ter‡o do valor das concorrentes.  um dos poucos casos em que um site gera uma revista, porque o normal ‚ justamente o contr rio. Sonhos, mas o primeiro passo para a realiza‡Æo ‚ sonhar.

Obrigado Motonliners!