Foto: Bitenca

125cc a 160Km/h, Circuito da partida, Querem Fotos no contexto, Carburador tipo CV.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Amigos da Moto On Line, estive assistindo as corridas de motos na TV a cabo e realmente não entendi. Como uma moto 125cc consegue atingir ua “media de 160KM” ( e na ultima corrida o cara esqueceu que não era a ultima volta e perdeu). A minha 250cc fazer não consegue nem atingir 140km na reta e com o vento favoravel. sera que minha moto veio com defeito? A unica maneira de faze-la chegar a 160km é se ela cair de um avião e mesmo assim eu não sei se consegue. tem algo que posso fazer pr danada apertar o passo? Ebnezer, 47, Brasília, DF

R: Ebnezer, Essas motos são de competição e feitas para altas velocidades em detrimento da durabilidade e dirigibilidade no uso cotidiano. Se você quer mais velocidade da sua Fazer é melhor procurar uma moto maior, que atinja a velocidade que deseja, mas atenção porque essa sua moto já oferece bastante perigo e necessita de boa prática para conduzir com segurança. Pense nisso ao procurar uma moto maior, ao obter mais velocidade você vai precisar ter mais cuidado com as leis também, Boa sorte.

Preciso do diagrama eletrico, da parte onde se encontra o relé do motor de arranque de alguma CG, para ver como é a ligação do relé. Atenciosamente Ibaete, 65, Canela, RS

R: Ibaete, a ligação do rele de partida e do motor de arranque são muito simples. Na parte da corrente alta (fios grossos) Um cabo positivo liga o terminal da bateria ao rele, Da saída deste um cabo também grosso liga ao positivo do motor de arranque. A parte de baixa corrente sai do regulador/retificador (fio vermelho e branco no fusível do primário do rele), passa pelo botão de partida (fio amarelo e vermelho) que acionado vai ao terra, (preto) isso tudo vale para um dos pólos da bobina de campo do rele. O outro pólo da bobina (fio cinza e vermelho) é ligado ao sistema de segurança da partida na embreagem que se acionado fecha contato com a ignição (fio verde positivo).
Se ainda precisar do circuito peço que entre no nosso forum e verifique se algum motonliner pode lhe fornecer. Abraços,

Na coluna “Carta do Leitor”, o que tem haver injeção pifa da Honda CG 150IE com a foto de uma Yamaha MT01? Humberto, 32, Viçosa do Ceará, CE
R: Humberto, não tem mesmo nada a ver, a associação foi minha. Olhei a foto e pensei como daria trabalho a injeção pifada de uma pesadona como a MT1 pois estava imaginando que com a CG seria fácil empurrar. Valeu a crítica, vamos procurar manter as ilustrações relacionadas ao assunto. Obrigado

Dúvida técnica: Tenho uma honda cbx 200 strada , acho o carburador muito duro, desmontei ele e cortei algumas voltas da mola ,mas mesmo assim deixa meu braço doendo nos dias em que ando muito. Se eu colocar o carburador a vácuo da cbx 150 aero vai ficar mais mole? Quais as diferenças efetivas entre um carburador à vácuo e um de pistonete? Obrigado pela atenção. Não achei nenhum mecanico que soubesse explicar isso. Wagner, 27, Cuiabá, MT

R: Wagner, essa é a primeira vez que vejo alguém reclamar de acelerador duro da
CBX200. Ele costuma travar um pouco acima da lenta quando suja ou quando tem
o pistonete gasto. Se retirar o cabo de retorno fica mais leve mas não
recomendo porque quando travar… já sabe. Se o da Aero servir vai ter que
acertar a carburação e com certeza andará menos. Aguarde matéria sobre
carburação 3. Terá toda a explicação do carburador CV lá. Outra coisa, cortando a mola ela na verdade fica mais dura e pode não acionar o retorno com eficiência, pode sofrer deformação definitiva. Não aconselho.
Abraços.