Publicidade

Uma supermoto é um estilo divertido sobre duas rodas. São máquinas que combinam a agilidade de uma trail com a destreza dos pneus lisos e rodas aro 17. Pode parecer algo que não faz sentido, mas que roda muito bem no asfalto. Imagine então com um motor 2 tempos de 700 cc e nada menos de 85 cavalos de potência?

Supermoto de 700cc, 2T e 85 cv

Sib Mustard, um construtor alemão com uma atração por supermotos, criou algo insano. Das ideias dele nasceu a “Megasgas EC 700”, sobre a base de uma GasGas modelo EC 300 de 2021. Pois bem, tudo começou quando Sib adquiriu um motor de dois tempos de 699 cm³, do fornecedor austríaco Rübig.

Depois disso, ele combinou o mega motor com um carburador eletrônico, tipo Smartcarb SC2, e um sistema de escapamento da DBR Factory na Itália, soldados a partir de segmentos individuais de titânio.

Publicidade

Segundo o construtor, o ajuste final na bancada de testes ainda está pendente. No entanto, pelo menos 85 cv estão disponíveis, com a típica potência “tóxica” característica dois tempos, completamente diferente do que seria mais dócil uma unidade quatro tempos.

Claro, o modelo teve ajustes no quadro para poder acomodar o motor mais forte, maior e de 31,5 kg. Uma unidade cerca de 10 kg mais pesada que o 300 original. Além disso, a moto ganhou braço oscilante fresado em alumínio e o suporte do amortecedor feito sob medida.

Fechando o pacote, é claro que a supermoto ganhou rodas com raios de 17 polegadas, calçando pneus esportivos Metzeler. Sib até instalou um freio a disco em cada roda, de 320 mm com pinças de quatro pistões na frente, e 220 mm com pinças de pistão único da Brembo na parte de trás. Mas tudo isso sem ABS, para poder deslizar livremente por aí.

supermoto Megasgas EC 700

Megasgas EC 700 é um projeto mostro de 2 tempos e 85 cavalos de potência!

Publicidade

Veja também:

Alemão quer mais potência…

Apesar de todos os acompanhamentos, a “Megasgas EC 700” pesa apenas 120 kg. O que com os 84 cavalos de potência, a dois tempos, resulta em uma relação potência/peso brutal. No entanto, Sib não está satisfeito… Segundo o construtor, o próximo passo deve ser a adição de um turbocompressor de gases no escape. Imagine só como essa máquina deve ficar!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]