Uma supermoto é um estilo divertido sobre duas rodas. São máquinas que combinam a agilidade de uma trail com a destreza dos pneus lisos e rodas aro 17. Pode parecer algo que não faz sentido, mas que roda muito bem no asfalto. Imagine então com um motor 2 tempos de 700 cc e nada menos de 85 cavalos de potência?
Supermoto de 700cc, 2T e 85 cv
Sib Mustard, um construtor alemão com uma atração por supermotos, criou algo insano. Das ideias dele nasceu a “Megasgas EC 700”, sobre a base de uma GasGas modelo EC 300 de 2021. Pois bem, tudo começou quando Sib adquiriu um motor de dois tempos de 699 cm³, do fornecedor austríaco Rübig.
Depois disso, ele combinou o mega motor com um carburador eletrônico, tipo Smartcarb SC2, e um sistema de escapamento da DBR Factory na Itália, soldados a partir de segmentos individuais de titânio.
Segundo o construtor, o ajuste final na bancada de testes ainda está pendente. No entanto, pelo menos 85 cv estão disponíveis, com a típica potência “tóxica” característica dois tempos, completamente diferente do que seria mais dócil uma unidade quatro tempos.
Claro, o modelo teve ajustes no quadro para poder acomodar o motor mais forte, maior e de 31,5 kg. Uma unidade cerca de 10 kg mais pesada que o 300 original. Além disso, a moto ganhou braço oscilante fresado em alumínio e o suporte do amortecedor feito sob medida.
Fechando o pacote, é claro que a supermoto ganhou rodas com raios de 17 polegadas, calçando pneus esportivos Metzeler. Sib até instalou um freio a disco em cada roda, de 320 mm com pinças de quatro pistões na frente, e 220 mm com pinças de pistão único da Brembo na parte de trás. Mas tudo isso sem ABS, para poder deslizar livremente por aí.
Veja também:
- Nova Kawasaki 150 mantém as supermoto vivas – no exterior, ao menos
- Criar sua própria Motard: paixão por exclusividade
- KTM 1190 personalizada dá origem à supermoto animal
Alemão quer mais potência…
Apesar de todos os acompanhamentos, a “Megasgas EC 700” pesa apenas 120 kg. O que com os 84 cavalos de potência, a dois tempos, resulta em uma relação potência/peso brutal. No entanto, Sib não está satisfeito… Segundo o construtor, o próximo passo deve ser a adição de um turbocompressor de gases no escape. Imagine só como essa máquina deve ficar!