Publicidade

A história do GP da Malásia

Este f¡m-de-semana vai ser palco da 17a edi‡Æo do Grande Pr‚mio da Mal sia, evento que tem tido lugar todos os anos desde 1991. O motogp.com apresenta-lhe em seguidas alguns detalhes dos da hist¢ria dos GPs na Mal sia que j  se realizaram em trˆs circuitos diferentes: Shah Alam, Johor e Sepang.

1991 – Shah Alam: O primeiro Grande Pr‚mio da Mal sia da categoria rainha foi ganho por John Kocinski aos comandos de uma Yamaha. Os italianos dominaram as categorias mais baixas, com Luca Cadalora e vencer nas 250cc e Loris Capirossi nas 125cc.

1992 – Shah Alam: Mick Doohan venceu nas 500cc com mais de dez segundos de vantagem sobre o grande rival Wayne Rainey. Alex Crivill‚ foi terceiro – o seu primeiro p¢dio nas 500cc ao cabo de apenas trˆs corridas. Cadalora repetiu o triunfo do ano anterior nas 250cc, enquanto Alessandra Gramigni ganhou nas 125cc a caminho de se tornar no primeiro piloto a conquistar um ceptro mundial numa Aprilia.

Publicidade

1993 – Shah Alam: Rainey triunfou de forma clara depois de liderar nas 500cc de in¡cio a fim, batendo Daryl Beattie e Kevin Schwantz. Nas 250cc houve controv‚rsia quando seis pilotos foram penalizados por falsa partida e penalizados em um minuto, com o resultado final a dar origem ao primeiro p¢dio totalmente nip¢nico com Nobuatso Aoki a garantir a £nica vit¢ria da carreira de Grandes Pr‚mios, … frente de Tetsuya Harada e Tadayuki Okada.

1994 – Shah Alam: Doohan triunfou com tranquilidade com mais de cinco segundos de margem sobre Kocinskie Shinichi Itoh. Max Biaggi averbou a primeira de quatro vit¢rias consecutivas nas 250cc.

1995 – Shah Alam: Doohan garantiu o terceiro triunfo … frente do compatriota australiano Daryl Beatti. Garry McCoy estreou-se a ganhar em Grandes Pr‚mios nas 125cc, recebendo metade dos pontos por a corrida ter sido interrompida ao cabo de 12 voltas por ter come‡ado a chover.

1996 – Shah Alam: Cadalora ganhou a primeira corrida de 500cc do ano na sua estreia com uma Honda preparada por Ver Kanemoto, depois de Okada ter assinado a pol‚ na estreia da Monda V-twin 500cc de 2 tempos.

Publicidade

1997 – Shah Alam: Este foi o s‚timo e £ltimo ano no circuito de Shah Alam e Doohan e Biaggi triunfaram pela quarta vez consecutiva nas suas classes. Valentino Rossi ganhou nas 125cc a caminho do primeiro t¡tulo mundial.

1998 – Johor: A £nica visita a Johor resultou em mais uma vit¢ria de Doohan a caminho do £ltimo dos seus cinco ceptros mundiais.

1999 – Sepang: Na primeira visita a Sepang Kenny Roberts ganhou na estreia com a Suzuki de f brica. Capirossi iniciou a defesa do t¡tulo de 250cc com vit¢ria por curta margem sobre Tohru Ukawa. O actual engenheiro da Bridgestone Masao Azuma ganhou nas 125cc com uma Honda cal‡ada com Bridgestone. Para ver o v¡deo com os melhores momentos da corrida de 500cc dique no link … esquerda.

2000 – Sepang: Roberts repetiu a vit¢ria do ano anterior a caminho do t¡tulo de 500cc.

Publicidade

2001 – Sepang: Rossi ganhou a £ltima corrida de 500cc disputada em Sepang. Daijiro Kato triunfou nas 250cc para conquistar o t¡tulo.

2002 – Sepang: Biaggi, aos comandos de uma Yamaha, ganhou a primeira corrida das 4 tempos de MotoGP em Sepang, batendo o grande rival Rossi. Para ver o v¡deo com os melhores momentos da corrida dique no link … esquerda.

2003 – Sepang: Rossi, com uma Honda, ganhou a corrida de MotoGP para conquistar o terceiro ceptro na classe. Dani Pedrosa venceu nas 125cc e garantiu o primeiro t¡tulo mundial com 18 anos.

2004 – Sepang: Rossi repetiu a vit¢ria do ano anterior, desta feita numa Yamaha. Andrea Dovizioso conquistou o t¡tulo mundial ao terminar em segundo nas 125cc atr s de Casey Stoner – que deu a primeira vit¢ria de sempre em Grandes Pr‚mios por parte da KTM.

2005 – Sepang: Capirossi ganhou a corrida com o companheiro de equipa Carlos Checa a terminar em terceiro – a primeira vez que a Ducati colocou dois pilotos no p¢dio de MotoGP. Rossi terminou em segundo e assegurou o quinto ceptro da categoria rainha. Stoner ganhou nas 250cc depois do l¡der do Campeonato ter ca¡do na segunda volta.

2006 – Sepang: Rossi venceu depois de longa batalha com o compatriota Capirossi. A grelha foi decidida de acordo com os tempos dos treinos livres depois da chuva torrencial que inundou o circuito de Sepang e nÆo permitiu a realiza‡Æo da qualifica‡Æo de MotoGP. Para ver o v¡deo com os melhores momentos da corrida dique no link … esquerda.