Publicidade

Se você está entre as pessoas que acreditam que uma Honda Hornet deve ter motor de 4 cilindros, temos uma boa notícia. A fabricante japonesa apresentou a nova CB 1000, que passa a adotar o clássico nome e apresenta o motor mais poderoso já visto numa Hornet. Conheça o modelo.

 

Nova CB 1000 Hornet 2024

O lançamento da CB 1000 Hornet aconteceu nesta semana, na Itália. Sua principal aposta está no design agressivo, alinhado à nova identidade visual da marca. Além disso, deixa claro que a Honda está criando uma ‘família Hornet‘. Além da inédita 750 cc lançada em 2022, agora temos a 1.000 cc e uma nova 500 cc – que irá substituir a CB 500F.

cb 1000 hornet 2024

Nova CB 1000 é a irmã maior da nova família Hornet – que ainda tem opções de 500cc e 750 cc

Publicidade

Junto do visual musculoso há faróis em LED, painel TFT de 5″, sistema de conectividade, controle de tração, acelerador eletrônico, 3 modos de pilotagem. Ainda há, claro, freios ABS, embreagem assistida e deslizante e iluminação full-LED.

 

Ficha técnica ‘comedida’

O visual da nova CB 1000 se aproxima das imagens vistas em rumores montagens ao longo dos últimos meses. Porém, a ficha técnica está distante dos quase 200 cv que eram esperados para o modelo, que ficaria ao nível de igualdade com outras hipernaked como Ducati Streetfighter V4 e a nova BMW S 1000 R.

visual da hornet cb 1000 2024

Modelo tem visual agressivo, compacto e anguloso. Lembra a atual CB 750 Hornet… e perdeu a tradicional balança monobraço

Publicidade

A Honda segue movida pelo motor derivado da CBR 1000 RR Fireblade de 2007. Porém, foi recalibrado para oferecer aproximadamente 150 cv de potência de 10,5 kgf.m de torque. Para comparação, a atual CB 1000R NSC entrega 143 cv e 10,2 kgf.m. Na esportiva, o propulsor gerava 189 cv. Mas há novidades interessantes.

A ciclística parece ser nova, especialmente pelo chassi inédito. Já as suspensões vieram da CB 1000R. Totalmente ajustáveis, têm garfo invertido Showa SFF-BP com tubos de 41 mm na dianteira e Showa com monoamortecimento na traseira. Os freios têm discos de 310 mm na frente, montados com pistões radiais. Mais detalhes ainda não foram revelados.

Em montagens, fãs esperavam uma CB 1000 com potência próxima aos 200 cv para encarar Ducati, BMW e outras concorrentes. Porém, modelo aposta num uso ‘mais civil’ e ainda usa o motor da Fireblade 2007, gerando cerca de 150 cv

Veja também:

Publicidade

 

Preço da nova CB 1000 Hornet

A Honda ainda não revelou quanto o modelo irá custar, mas espera-se que no exterior ela tenha um preço tão competitivo quanto a ‘irmã menor’ CB 750 Hornet. Também não sabemos quando – e nem se – o modelo virá ao Brasil. Por enquanto, a CB 1000R NSC segue nas lojas. Atualmente, a naked de visual retrô custa, em média, R$ 87.328 nas lojas do país. Já a versão Black Edition sai por R$ 97.489.

Honda ainda não afirmou se a atual CB 1000R NSC sairá de linha com a chegada da CB 1000 Hornet

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza