Publicidade

Piloto brasileiro de motovelocidade corre com a Honda CBR1000RR Fireblade e enfrenta 27 inscritos na primeira rodada dupla da categoria Superbike, em Doha.

Doha, Catar – a primeira etapa do Mundial de Superbikes acontece neste s bado (25), no circuito de Losail, na cidade de Doha, no Catar.

O Mundial de Superbike ter  13 etapas, com duas corridas cada, totalizando 26 provas. A pontua‡Æo de cada corrida ‚ igual a da MotoGP: 1o lugar recebe 25 pontos, 2o – 20 pts, 3o – 16 pts, 4o – 11 pts, 5o – 10 pts, at‚ a 15a posi‡Æo. Como cada etapa tem duas provas ficam em disputa 50 pontos a cada final de semana.

A primeira etapa da temporada de 2006 ‚ no Catar e acontece no s bado, dia 25. O cronograma da Superbike ‚ bastante corrido, j  que sÆo trˆs categorias correndo – a Superbike, a Supersport e a Superstock (esta £ltima nÆo participa das duas primeiras corridas, que sÆo fora da Europa). A cada final de semana a Superbike segue o seguinte cronograma: 1 treino livre no primeiro dia de manhÆ e um classificat¢rio … tarde, no segundo dia acontece outro classificat¢rio de manhÆ, um treino livre … tarde e o treino classificat¢rio chamado SUPERPOLE. No final do segundo dia, os 16 melhores colocados, no combinado dos classificat¢rios, tˆm direito a participar da superpole para forma‡Æo do grid das corridas no dia seguinte.

Publicidade

Estes 16 pilotos tˆm direito a uma volta de aquecimento, um volta lan‡ada e a terceira volta de desacelera‡Æo. O mais r pido larga na pole e assim por diante at‚ o 16o melhor colocado no grid. Caso o piloto aborte, ou nÆo complete a volta r pida, ele cai para a £ltima das 16 posi‡äes. Se isso acontecer com outro piloto, o anterior sobe para 15o e o £ltimo a nÆo completar a volta r pida fica com a 16a posi‡Æo. O grid ‚ o mesmo para as duas provas.

A lista oficial de inscritos para a Superbike tem 28 pilotos, entre eles est  o piloto brasileiro Alex Barros, correndo pela equipe Klaffi Honda. Barros teve uma £nica oportunidade de testar a Honda CBR1000RR, na Sic¡lia, It lia, no come‡o de fevereiro, mas confessa que desconhece a categoria.

“Estou muito feliz em participar da Superbike. Corremos muito contra o tempo e ainda estou me adaptando …s mudan‡as. A primeira prova ser  no Catar, pista que conhe‡o, mas o desempenho das motos vai depender da pista. Se, h  pouco tempo a pista tiver recebido algum evento talvez esteja limpa, caso contr rio, acho que s¢ no segundo dia teremos uma real id‚ia de como a moto e os pneus irÆo se comportar. Correr l  nesta ‚poca do ano ‚ muito mais fresco e acho que vai ser melhor. A temperatura deve ficar em torno de 25 a 30 graus”, disse Barros.

A transmissÆo das corridas da Superbike ainda nÆo foi confirmada. Assim que houver uma defini‡Æo sobre a grade de datas e hor rios das transmissäes estaremos informando.

Publicidade