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Foto: Bitenca

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Bom Dia! alguns dias atrás tive uma pequena colisão com minha moto Fazer 250, e depois disso ela não liga mais engatada, antes era só pressionar a embreagem com o “pesinho”, fechado. O que posso estar verificando para que ela volte ao normal? Grato! Vinícius, 27, São Paulo, SP

R: Vinícius, pelo sintoma que você indica me parece que o interruptor do manete da embreagem ou o do pezinho devem estar desligados ou não funcionam. Os dois interruptores são ligados em série (um depois do outro) e devem os dois estar acionados, fechados ou abertos, dependendo do tipo do circuito de ignição, para que o motor funcione.
Verifique o funcionamento dos dois interruptores, o do pezinho e o do manete com um medidor de continuidade (pode ser um multitester na função x1 ohms) e sua conexão com o resto da fiação da moto. Pode ainda haver algum fio interrompido. Boa sorte,

Grato pela informação! Isso mesmo um dos fios estava interrompido, mas já arrumei!

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Tem dia que ando de moto e estou muito hábil: faço as curvas com maestria, freio na medida certa e consigo até ficar parado sem colocar os pés no chão. Entretanto, em outras ocasiões, sou o maior braço duro. Parece que perco a capacidade de me equilibrar. É normal essa variação de equilíbrio? Obs: Não é cachaça! Quando ando de moto não bebo álcool. Juliano, 31, Maringá PR

Foto: Bitenca

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R: É normal sim Juliano, tem uns dias em que a gente está melhor do que em outros. Fique atento às suas reações e reflexos sempre que sai com a moto e aprenda a pilotar de acordo com eles, para sua segurança. Ande no máximo a 80% de suas habilidades no dia a dia, mantendo sempre uma reserva para os imprevistos. Treine em condições controladas e use sempre o equipamento adequado, capacete, luvas, jaqueta apropriada, calças grossas e botas, nunca fique desatento. Motociclismo é um exercício de foco e concentração, nunca relaxe a atenção enquanto está pilotando. No trânsito, não adianta ter razão se você ganha uma lesão. Boa sorte e feliz 2010.

Ola amigos etou com um problema, pois comprei um carbuador paralelo da marca scud para minha CG 125 1986, que estou restaurando, mas estou com o pe atraz, sera que seria melhor comprar um original e pagar mais de 500 reais? nao sei o que faço e nem quanto a regulagem se seria melhor com o original. muito obrigado pela atençao. Vinicius, 22, Chapecó, SC.

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R: Vinícius, se você quer que sua moto tenha o original procure por ele, mas esse paralelo deve funcionar bem se for adequadamente regulado.
Ele deve vir com os giglês e agulha já montados e na melhor condição. Faça as correções de acordo com as explicações nas matérias do motonline. Carburação 1, Carburação 2 e Carburação 3. Boa sorte,

Bom dia Bitenca, no e-mail anterior eu me enganei. o problema ocorre na decida ao estar reduzindo a moto, e ao puxar o acelerador para retomar velocidade ela entao falha muito mas estabiliza logo depois de um tempo, para melhorar essa falhaceira tenho que (abaixar toda a agulha, ou seja levantar ate em cima a roelinha) no e-mail anterior eu me enganei dice que tinha que levantar a agulha, me deculpe. so que dae o problema e outro ela nao sai do chao ao arrancar, sera que se eu substituir o gicle da baixa que no momento e o 38 resolve? eu nao sei ate que ponto o gicle da baixa pode atuar, porque ao reduzir a moto da empreçao que ao acelerar para retomar velocidade falta algo, ou ar ou gasolina, em alta rotaçao o gicle da baixa pode enfuenciar? talvez ele esteja admitinto combustivel de mais e a moto afoga? ou de menos? por favor Bitenca me ajude, voce e minha unica esperança, aqui na minha cidade da empreçao que ninguem entende nada, muito obrigado, e um feliz ano novo. abraçao.

Bem, então vamos lá, se você leu as duas primeiras matérias pelo menos, você vai entender o que vou dizer.
O circuito de lenta me parece muito rico, quando você desce a agulha ao máximo a superposição dos dois sistemas na faixa de aceleração logo acima da lenta favorece o funcionamento porque o excesso da lenta alimenta e compensa a falta da média quando você posiciona a agulha da forma que descreveu. Na verdade você deve procurar a regulagem definida de fábrica.
Procure na loja que você comprou o carburador novo quais as medidas corretas para os giclês de lenta e de alta e faça a substituição necessária, esta combinação que você está usando com certeza está errada e como o carburador não é original pode ter uma regulagem própria só dele.
Você deve conseguir regular a lenta conforme consta na matéria, com o parafuso de ar eliminando todas as falhas e assim as outras regulagens seguem o mesmo padrão.

Mais um detalhe Vinícius, que ia esquecendo. Como sua moto tem platinado a sua regulagem do ponto, influi sobremaneira na carburação. Antes de fazer a regulagem do carburador tenha certeza que o ponto de ignição está exatamente dentro do especificado e o platinado sem rebarbas pois assim ele pode dar a faísca em ponto incerto. Ao virar o virabrequim para acertar o ponto faça o teste sempre no sentido anti-horário, normal do motor. A abertura deve ser de 0.25 mm medido no ponto máximo de abertura mas pode variar um pouco.
O ajuste do ponto deve ser feito normalmente virando a mesa que suporta todo conjunto do platinado mas eventualmente, pequenos ajustes finais podem ser feitos pela abertura, desde que não altere em muito a medida de 0,25 mm.
A moto deve pegar de primeira, com compressão, o ponto da ignição e carburação perfeitos – Boa sorte.

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