Publicidade

A Honda lançou uma nova moto de 160 cc no exterior! Chamada de SP160, a novidade estrangeira poderia tem proposta urbana e econômica, além de uma série de novidades estéticas para a categoria. Poderia acabar inspirando uma nova Honda CG por aqui? Vamos conferir o visual e tudo que oferece essa curiosa motocicleta!

Nova Honda CG a caminho?

A Honda SP160 tem visual inspirado na pequena SP125, mas com tudo ampliado. O modelo tem farol de LED semelhante à irmã menor, enquanto a lanterna traseira de LED tem um design único e distinto. A moto 160 também tem grandes carenagens no tanque, assim como a nossa Honda CG 160 Titan brasileira.

SP160 e a nova honda cg 160

Nova SP160 pode inspirar uma nova Honda CG 160 no Brasil?

O painel conta com tela LCD com velocímetro, tacômetro e indicador de posição da marcha, além de consumo de combustível. Além disso, a SP160 é uma motocicleta com engenharia de plataforma compartilhando seu motor e, quadro principal, com a Honda CB Unicorn 150.

Publicidade

Ou seja, o modelo SP é movido por um motor monocilíndrico de 162 cc, refrigerado a ar, que produz os mesmos 13 cv e 1,46 kgf.m da Unicorn. Para comparação, a Honda XBlade usa o mesmo motor, mas é ajustado para um pouco mais de potência e torque, 13,8 cv e 1,47 kgf.m. Já a CG nacional entrega 15,1 cv e 1,54 kgf.m com seu motor de 162 cc.

painel que pode ser usado na nova honda cg 160

Painel é mais completo que a da CG 160 e seu layout lembra outros modelos conhecidos por aqui, como a CB 300F. Tem indicador de marchas, contagiros, relógio e computador de bordo

Ou seja, comparada a nossa Honda CG 160, todas as versões estrangeiras têm menos potência e torque. Além disso, a SP160 não conta com tecnologia bicombustível. Em outros detalhes técnicos, apesar da SP ter o mesmo quadro tipo diamante da Unicorn, a suspensão difere.

Isso porque a Honda 160 estrangeira tem garfo telescópico e um monoamortecedor projetados para rodas de 17 polegadas. A Unicorn tem conjunto com 18 polegadas. Além disso, os pneus da SP são mais grossos – 80/100-17 na frente e 130/70-17 na traseira.

Publicidade

Já a nossa Honda CG tem uma receita diferente. Há suspensão traseira com dois amortecedores e pneu mais fino atrás, além de ambas as rodas da moto nacional terem 18 polegadas – como a Unicorn.

SP 160

Moto tem farol de LED e lanterna traseira também de LED com design exclusivo para o modelo

Veja também:

Honda SP160 preço e rivais

A Honda SP160 está sendo oferecido em duas variantes, com as vendas começando na Índia. A versão de disco único na frente e freio a tambor traseiro de 130 mm custa 118 mil rúpias – menos de R$ 7 mil em conversão direta. Enquanto isso, a variante Deluxe com freio a disco traseiro de 220 mm chega por 122 mil rúpias – mais de R$ 7.200 em conversão.

Publicidade

Ambas as versões recebem freio a disco dianteiro de 276 mm e ABS de canal único como um item padrão. No exterior, as principais rivais da Honda SP são as pequenas street Yamaha FZ, Suzuki Gixxer, Pulsar P150 e TVS Apache RTR 160 2V.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]