Publicidade

MOTO 1000 GP RENOVA PARCERIA COM O RED BULL MOTOGP ROOKIES CUP
Pelo segundo ano, série de formação do Brasileiro de Motovelocidade premia um piloto com vaga em seletiva da competição internacional

Moto 1000 GP

Moto 1000 GP renova parceria com o Red Bull MotoGP Rookies Cup – foto: Equipe Sanderson

O Moto 1000 GP anunciou nesta quarta-feira (22) a renovação de sua parceria com a Red Bull, que garante a inclusão do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em uma das mais importantes ações de formação de pilotos do esporte mundial: o Red Bull MotoGP Rookies Cup. Um dos integrantes do grid da GPR 250 terá vaga garantida em uma das etapas da seletiva do programa, criado em 2007 pela fábrica de bebida.

O programa vai custear a viagem à Europa do piloto classificado e de um acompanhante. Ele se juntará a mais de cem pilotos de todo o mundo para avaliações escalonadas ao longo de três dias. A vaga na seletiva do Red Bull MotoGP Rookies Cup será do piloto que somar mais pontos entre a abertura do Moto 1000 GP, marcada para 3 de maio em Curitiba, e a etapa imediatamente anterior à data da avaliação, que será confirmada nas próximas semanas.

Publicidade

A GPR 250 foi implantada no Brasileiro de Motovelocidade em 2013. O gaúcho Pedro Sampaio conquistou o título defendendo a equipe Fábio Loko, a mesma que o levou ao vice-campeonato da GP 600 no ano passado, com sete pódios em oito etapas. Sampaio estreou em 2015 no Europeu de Superstock 600 pela ASPI e também tem presença confirmada por mais uma temporada do Moto 1000 GP, compondo o grid da GP 600.

O paulista Meikon Kawakami, vice em 2013, tornou-se campeão da GPR 250 no ano passado competindo pela Playstation-PRT, também alcançando o pódio em sete etapas. Além do título, ele conquistou, em classificação paralela, a vaga que o Moto 1000 GP pôs em disputa na seletiva internacional do Red Bull MotoGP Rookies Cup. Ele participou da etapa do programa realizada entre 14 e 16 de outubro na pista espanhola de Guadix.

A renovação da parceria entre o Red Bull MotoGP Rookies Cup e o Moto 1000 GP avaliza os propósitos do Campeonato Brasileiro. “Essa parceria, celebrada pela primeira vez no ano passado, foi uma grande conquista para a motovelocidade brasileira, por permitir aos jovens pilotos encurtar o caminho para uma carreira internacional de sucesso, como já aconteceu com o Meikon. A Red Bull tem a busca pela formação de atletas em seu DNA”, observou Gilson Scudeler, promotor do Moto 1000 GP.

Separador_motos

Publicidade

ALEX BARROS TERÁ QUATRO PILOTOS NA GPR 250 NO BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE
Equipe Estrella Galicia 0,0 fortalece proposta do Moto 1000 GP para formação da próxima geração de pilotos brasileiros

Alex Barros mantém uma das equipes mais competitivas da GPR 250 no Brasileiro de Motovelocidade - imagem de divulgação

Alex Barros mantém uma das equipes mais competitivas da GPR 250 no Brasileiro de Motovelocidade – imagem de divulgação

A temporada de 2015 do Moto 1000 GP, que terá início no dia 3 de maio colocando em disputa os títulos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, terá quatro pilotos representando a Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros na série de formação GPR 250. Contando com apoio oficial da Honda do Brasil, o time estará na disputa pelo título com o cearense José Duarte, o goiano Brian David e os paulistas Guilherme Brito e Diogo Moreira.

Alex Barros, que também mantém uma equipe com representantes na GP 1000 e na GP Light, não esconde a especial simpatia pela GPR 250. “É um projeto que me deixa motivado. Eu até sonhava com a entrada da categoria no Moto 1000 GP para que a gente pudesse trabalhar com os garotos. E no início era bem difícil achar os garotos. Em 2013, primeiro ano da GPR 250, os pilotos tinham no mínimo 16 ou 17 anos de idade”, lembra.

Publicidade

A faixa etária do grid caiu bastante desde a implantação da categoria em 2013. Diogo Moreira, o piloto mais jovem no grid, completou 11 anos a dez dias da primeira etapa do campeonato. “Ele sobe na moto e mal alcança os pés no chão”, conta Barros. “Mas é um menino que tem um grande potencial. Diogo e Guilherme, que fez algumas corridas conosco em 2014, poderão surpreender. O Duarte e o Brian já foram bem em 2014, a gente que vão andar bem”.

Barros enaltece a importância do investimento na GPR 250. “Neste ano mais equipes da GP 1000 estão investindo e trazendo pilotos para a base, isso é importante, independente desses pilotos conseguirem seguir carreira lá fora. A gente está criando e desenvolvendo o motociclismo no Brasil”, aponta. “Eu tenho de levantar as mãos para o céu diante do esforço e do apoio da Estrella Galicia e da Honda do Brasil ao projeto da nossa equipe”.

O promotor do campeonato, Gilson Scudeler, destacou o envolvimento direto da Honda. “O nível de comprometimento da Honda com a formação de pilotos, que também é a essência do Moto 1000 GP, está no DNA da marca”, diz. “A participação da Honda na formação de uma nova geração de pilotos no Brasil tem destaque, tanto com a presença na GPR 250 quanto com o apoio ao Eric Granado, continua, citando o piloto paulista que vai disputar a GP 600.

Separador_motos