Foto: Paulo Stedile foi o campeão brasileiro na categoria VX1 em 2009

Brasileiro de Velocross em Anápolis/GO é garantia de muitas emoções

Foto: Paulo Stedile foi o campeão brasileiro na categoria VX1 em 2009

Foto: Paulo Stedile foi o campeão brasileiro na categoria VX1 em 2009

Está tudo pronto para a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross, que acontece neste fim de semana, dias 24 e 25 de julho, na pista de cross do Vivian Park, em Anápolis/GO. O campeonato, que vem atraindo bastante interesse do público e dos pilotos este ano, terá mais um grande destaque nesta etapa. Além da presença do catarinense Lui Fietz, líder das categorias VX1 e VX2, a prova marca o retorno do paranaense e eatual campeão da modalidade, Paulo Stedile.

– O médico me liberou para correr essa semana. Felizmente estou bem. Talvez sinta um pouquinho de dor, e seja difícil no começo, mas já vou tentar ir para cima neste fim de semana – declarou Stedile, que machucou a coluna na 2ª etapa do Paranaense de Cross-Country, em junho. – Vamos lá, vamos acelerar. Venho andando de bicicleta e fazendo fisioterapia. Tenho usado um colete de proteção, mas vou tirá-lo na hora da prova. vamos tentar marcar uns pontinhos bons para recuperar mais para frente – completou.

Vencedor das duas primeiras etapas do Brasileiro de Velocross, Stedile perdeu a liderança do campeonato para Lui Fietz, que vem tendo desempenho bastante regular este ano. Das seis baterias que disputou (contando-se as categorias VX1 e VX2), conquistou três vitórias e três segundos lugares.

– O campeonato só acaba na última etapa – brincou Stedile. – Eu corri em Anápolis no ano passado, justamente na inauguração daquela pista. Vamos ver se tenho a mesma sorte, pois venci na VX1 – encerra o paranaense.

Além de Lui Fietz, que consolidou a liderança da VX1 e da VX2, os demais líderes do Brasileiro de Velocross são: João Silvério Francener (VX3 Nacional), Giovane Pick (VX3 Importada), Douglas de Oliveira (230cc), Guilherme da Silva (250cc) e Fernando Dieter (Força Livre Nacional).

Inaugurada no ano passado, justamente durante a etapa do Brasileiro de Velocross 2009, a Praça Polifuncional Fora de Estrada do Vivian Park tem infraestrutura incomparável para receber os pilotos que disputam o campeonato.

– Os pilotos podem se preparar para uma das melhores provas em matéria de organização. O Vivian Park tem toda estrutura, com torre de cronometragem, locução, box, banheiro, energia, enfim… Será a segunda vez que recebe o Brasileiro e temos certeza de que será um grande evento – declarou Roberto Boettcher, presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás, e um dos maiores campeões da história do motocross brasileiro.

A prova, válida também pela 1ª etapa do Campeonato Goiano de Velocross, terá premiação em dinheiro e será disputada em sete categorias: VX1, VX2, VX3 Nacional, VX3 Importada, 230cc, 250cc e Força Livre Nacional.

– Tenho certeza de que teremos grande número de pilotos presentes; não apenas os pilotos locais, mas também os principais nomes do esporte no país. O Campeonato Brasileiro de Velocross vem crescendo muito e a disputa está cada vez mais acirrada em todas as categorias – completa Boettcher.

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross e 1ª etapa do Campeonato Goiano é uma realização da Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Diretoria de Turismo. A supervisão é da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira a classificação do Brasileiro de Velocross 2010:
VX1
1º – LUI ANDRÉ FIETZ – 69 pontos
2º – LUCIANO DE OLIVEIRA – 58
3º – PAULO CESAR STEDILE – 50
4º – FABIO RODIGHERO – 35
5º – VOLNEI JOÃO JUNIOR – 34

VX2
1º – LUI ANDRE FIETZ – 72 pontos
2º – LUIS FELIPE FIETZ – 62
3º – RODRIGO VOLCAN TAJES – 40
4º – GIOVANE FERNANDO PICK – 36
5º – GILBERTO RANHOL – 22

VX3 Nacional
1º – JOÃO SILVERIO FRANCENER – 72 pontos
2º – MARCO AURELIO FARIAS – 32
3º – JOANIR GONÇALVES – 25
4º – CLAUDIO FAQUINHA – 22
5º – FABIANO RIBEIRO – 22

VX3 Importada
1º – GIOVANE FERNANDO PICK – 63 pontos
2º – LUCIANO THOMAZINI – 45
3º – RENATO MULLER – 40
4º – JOÃO SILVERIO FRANCENER – 25
5º – DAVIS GUIMARAES – 25

230cc
1º – DOUGLAS DE OLIVEIRA – 50 pontos
2º – GUILHERME DA SILVA – 40
3º – RICARDO RIBEIRO BATISTA – 30
4º – CESAR XAVIER – 25
5º – GUSTAVO LUIZ SOUZA – 22

250cc
1º – GUILHERME DA SILVA – 50 pontos
2º – WANDER ALVES MELEIRO – 32
3º – RICARDO BATISTA – 28
4º – CESAR XAVIER – 25
5º – DOUGLAS CARVALHO – 25

Força Livre Nacional
1º – FERNANDO DIETER – 65 pontos
2º – JACSON KEIL – 50
3º – JOÃO SILVERIO FRANCENER – 22
4º – DANIEL SCHMITZ – 22
5º – CESAR DA SILVA – 20