Publicidade

Desde 1987, a Organiza‡Æo Mundial da Sa£de (OMS) comemora hoje, 31 de maio, o Dia Mundial sem Tabaco em 192 pa¡ses.

Dados da Organiza‡Æo mostram que existem 1,1 bilhÆo de fumantes em todo o mundo. Neste ano, os eventos que lembram o dia relacionam o v¡cio … pobreza, com o tema “Tabaco e Pobreza: um c¡rculo vicioso”. O Brasil foi escolhido como sede das atividades.

Na Cƒmara dos Deputados, o Dia Mundial Sem Tabaco ser  lembrado amanhÆ, em sessÆo solene marcada para as 11 horas. A Cƒmara tamb‚m promove exposi‡Æo contra o tabagismo no corredor de acesso ao Plen rio.

Fumo x renda
Dados da OMS comprovam que 80% dos fumantes do planeta vivem em pa¡ses em desenvolvimento, e que, na maioria das na‡äes, existe uma rela‡Æo entre tabagismo, baixos n¡veis de escolaridade e de renda. O pneumologista especializado em tabaco Paulo Feitosa alerta que a popula‡Æo de baixa renda, al‚m de fumar mais, fuma cigarros de qualidade inferior, com maior concentra‡Æo de produtos nocivos … sa£de.
A cada ano, 5 milhäes de pessoas morrem em todo o mundo por causa do cigarro. No Brasil, sÆo 23 v¡timas por hora, mortes provocadas por infarto, enfizema, cƒncer de pulmÆo, boca, laringe, faringe, es“fago, pƒncreas, rim, bexiga e colo de £tero, al‚m de derrame cerebral.
Se o cigarro provoca anualmente a morte de 200 mil pessoas no Brasil, tamb‚m ‚ respons vel pela sobrevivˆncia de 210 mil fam¡lias que trabalham em planta‡äes de tabaco, sem contar os trabalhadores da ind£stria.

Publicidade

Controle internacional
O Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao uso do cigarro, deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que tamb‚m ‚ m‚dico, comemorou a aprova‡Æo, no £ltimo dia 13 de maio, da Conven‡Æo-Quadro para o Controle do Tabaco.
A Conven‡Æo-Quadro, que ainda tem que ser votada no Senado, abrange uma s‚rie de normas para coibir o uso e o com‚rcio de produtos ligados ao fumo. A Conven‡Æo-Quadro j  foi assinada pelos 192 pa¡ses membros da Organiza‡Æo Mundial de Sa£de, mas, para ter efeito de lei, precisa ser ratificada por, pelo menos, 40 pa¡ses. At‚ agora, apenas onze pa¡ses a ratificaram.
A aprova‡Æo da Conven‡Æo-Quadro ‚ o in¡cio de uma batalha que deve chegar …s escolas. Alexandre Cardoso afirma que “existiu m -f‚ das empresas produtoras de cigarro quando associou o cigarro ao sucesso e ao esporte”.