Cartas técnicas, foto, cruz da CG etc

Curto
Tite, tenho uma YBR 2004 com partida eletrica, 17500 KM rodados, ao dar a partida ocorre alguns “estralos” pr¢ximo a bateria onde ficam os fusiveis, e a motoca nÆo d  partida, a bateria descarrega, motor de partida gira fraco, ai eu tenho q fazer uma coisa q me doi o cora‡Æo e me d  vontade de chorar, dar um tranco, ai ela pega de primeira, vale salientar q depois q pega eu desligo e dou partida q ela pega normalmente, como se estivesse algo “travando”. oq pode ser? fui a um mecanico e ele disse q pode ser o “automatico” q nÆo t  “virando”! que diabos ‚ isso? isso q ele falou procede?
ah..o que ‚ for‡a centrifuga? em q ela influi na pilotagem? um abra‡o. valeu.
Marcildo – Suzano, SP
Pode ser um curto no motor de partida, porque nÆo ‚ normal a bateria descarregar e carregar tÆo r pido. For‡a centrifuga ‚ um conceito coloquial de uma for‡a que te puxa para fora de uma curva. Na pilotagem ‚ por ela que n¢s inclinamos para fazer uma curva, essa inclina‡Æo ‚ de igual magnitude a for‡a que nos puxa para fora

CDI
Tite, ‚ possivel tirar o limitador de giro da cg150KS? Se for como eu posso faser essa altera‡Æo?
Danilo – Sao Paulo
sim, tem que ir em algum especialista em CDIs, mas vc s¢ vai fazer isso ou vai mudar mais coisas, se for s¢ isso nÆo recomendo?

Rela‡Æo
Eae Tite, olha s¢ meu velho! Tenho uma XTZ 125, quero que ela fique mais solta um pouco porque pego o asfalto seguido. EntÆo, o que ‚ melhor: colocar um pinhÆo com menos dentes ou um pinhÆo com mais dentes, ou tanto faz? Essa mudan‡a ‚ recomend vel? E que ‚ brabo chegar nos 80 (nÆo vale mandar eu trocar de moto, nÆo d !) e ficar escutando ela toda esgoelada. Valeu, fala a¡ dentista!
Guilherme – Porto Alegre RS
NÆo ‚ a mesma coisa, muito pelo contr rio sÆo coisas exatamente opostas, se vc quer alongar a rela‡Æo deve colocar um pinhÆo com mais dentes. Mas troque de moto que d  sim existem v rias mais usadas pelo pre‡o de uma xtz.

On-off
Me informe o que significa motos on-off road pois tenho uma moto nx4falcon e me falaran que a mesma ‚ desta categoria
arnaldo – Itaja¡ – SC
 moto de uso misto, ela pode ser usada tanto para a cidade “on road” quanto para andar em estradas de terra e terrenos mais acidentados “off road”. A Falcon ‚ mais on do que off road.

Escape
E ai tite,esses dias troquei o escape da minha falcon, estava ¢tima s¢ que de repente ela come‡ou a ficar fraca nas acelera‡äes em baixa velocidade, voltei ao mexanico que a trocou o escape e ele disse que era falta de ar na passagem do filtro e trocou a espuma, ficou boa s¢ que esses dias depois de andar uns 40km meio com pressa (120kmh)notei que come‡ou a dar o problema novamente (nas 3 primeiras marchas nÆo passa dos 5.000 rpm), o devo fazer para corrigir esse problema?
Lucas – Ocau‡u,sp
o problema ‚ mais s‚rio e dif¡cil de dizer daqui, se fosse o escape vc notaria no momento da troca, se fosse o filtro de ar e/ou carburador o problema seria sentido principalmente nas marchas mais altas que sÆo as que mais exigem do motor, e 5000RPM ‚ uma rota‡Æo baixa.

SuspensÆo
Grande Tite! Para vc que gosta de perguntas mais t‚cnicas: qual a real vantagem em se utilizar a suspensÆo dianteira invertida?  significativa a diferen‡a para usu rios comuns?
Agnaldo – Barcarena, PA
Em primeiro, a parte mais pesada fica deslocada para baixo, o que rebaixa o centro de gravidade. Em segundo, com a parte mais grossa para cima, as bengalas sÆo mais resistentes …s tor‡äes. Um motociclista comum nÆo consegue perceber essa sutil diferen‡a e a maioria das f bricas que adota suspensÆo invertida em motos abaixo de 500 ‚ por puro marketing.

CDI
Gostaria de saber se vocˆs conhecem alguma loja que vende kit para instala‡Æo de CDI em motos antigas. No caso ‚ uma CB500 Four, 72.
Rousemberg – uberlandia MG
Consulte nossos amigos do site www.motosclassicas70.com.br
Cartas t‚cnicas gentilmente respondidas por Bernhard Jordan.

Foto
Ola Tite! Achei aquela foto sua na bandit em garopaba (acho que ‚ isto mesmo) simplesmente LINDA! Parab‚ns! Vc pode disponibilizar o arquivo em maior qualidade para eu mandar fazer um quadro e por em minha casa?
Agnaldo – Barcarena ,PA
Agrade‡o, mas nÆo enviamos fotos por e-mail. Vou tentar inserir no wall paper.

Cruz
Grande Tite, tudo bem por a¡? Esse papo de cruz j  est  enchendo o saco, acho que nÆo deveria mais se d  o trabalho de respoder tais cartas. Por isso nem precisa publicar esta, mas diz a¡, em todos esses anos de mototociclismo-jornal¡stico ou jornalismo-motociclist¡co j  apareceu um boato tÆo grande quanto este da cruz?
Rafael – Porto Velho – RO
Sim, j  apareceu uma vez uma hist¢ria sobre um bebˆ-diabo aqui em Diadema, que virou at‚ manchete de jornal!

Cruiser
Sauda‡äes nobre Tite! Estou procurando uma moto para comprar e no £ltimo fim de semana estive numa loja da kasinski.Fiquei surpreso em ver uma das £ltimas cruiser 2 zero para vender! Confesso que fiquei tentado a compr -la mas nÆo sei se vale mesmo a pena, pois ‚ uma 125 que j  saiu de linha.O que vocˆ acha da moto?J  tiveste a oportunidade de andar em alguma?Pude dar uma volta nela dentro da pr¢pria loja e me pareceu bastante confort vel.
Andr‚ – Manaus/AM
Hum, sei nÆo, a moto chama Cruise, credo! Nunca pilotei essa moto.

Yes
Tite, esta ‚ para o Anderson de Campo Grande. NÆo precisa trocar o giclˆ do carbura da Yes na retirada do restritor do ar, basta colocar o anel elastico da agulha na posi‡Æo intermediaria que j  resolve. A posi‡Æo original ‚ a mais alta. (Tem 3 posi‡äes).
Sergio – Santo andre -SP

Especulando
Especula‡äes volum‚tricas. TW/TN300, show! A lacuna entre 150 e 300cc a Honda vai preencher com um aumento do motor da CG150 (aceita f cil no diƒmetro do pistÆo pois no curso j  ‚ quase o mesmo da TW/TN). Vai diferenciar mais a KS (ou KD?) da Fan. Para CG Sport e NXs o ideal ‚ 200cc, para CG KS/ES/ESD 175cc (para nÆo aumentar demais o consumo), a Honda vai lan‡ar s¢ depois de chegarem as YBR/XTZ 150 (a XTZ vai se beneficiar bastante!). Eu particularmente quero uma CG200KD (custo/estrada/freio/ainda econ“mica). Nas 300cc vai vir mais um modelo (custom ou NX). Quem viver ver !
Affonso – Canoas, RS
Que baita confusÆo!

Cruz
Ol  Tite.Meu namorado tamb‚m encontrou a cruz preta virada dentro do farol da sua moto,titan 150.Confesso que me assustei quando ele me contou a hist¢ria de como isso aconteceu.Lendo as mensagens sobre isso,estou passando a desacreditar,mas me diz uma coisa,porque entÆo em todas essas motos constam essa mesma cruz? Se realmente ‚ mentira,porque perderiam tempo colocando isso nas motos? E tamb‚m meu namorado viu que tem um n£mero,e o dele ‚ cinco,e foi no mˆs cinco,ou seja,maio,que ele sofreu um acidente,que gra‡as a Deus ele est  vivo,devido a sua f‚,tem algo a ver?
Greici – Campo Bom,RS
Grei, sugiro a leitura do artigo “A cruz da Honda CG 150″.

Masterbike
Caro Tite, vc com toda a tua experiencia ja participou de algum comparativo do MASTER BIKE ? Sei que este ano as finalistas deste foram a nova TRIUMPH 675, a APRILIA RS 1000 e a KAWASAKI NINJA ZX 10R. sendo a campeÆ deste ano APRILIA.
Douglas – Franca-SP
No meu tempo nÆo tinha esses testes.