Publicidade

A Umicore, principal fabricante de catalisador automotivo do País, expõe 20 anos de evolução tecnológica para o controle de emissões veiculares, no Brasil, durante Seminário de Emissões da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

O evento acontece no próximo dia 28 de abril, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

A expertise da Umicore no desenvolvimento de catalisadores será um dos destaques do evento. “Já investimos US$ 35 milhões no País em instalações e laboratórios de protótipos para apoiar o desenvolvimento local, além do nosso Centro de Tecnologia em Emissões Veiculares”, afirma Stephan Blumrich, Diretor da Unidade de Catalisadores da Umicore no Brasil.

Com a presença de representantes do setor automotivo e de órgãos governamentais, o evento vai discutir as diretrizes do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Similares), duas iniciativas do Ibama para melhoria da saúde pública e avanço tecnológico da indústria automobilística.

Publicidade

O evento ainda discute a relação entre consumo de combustível e o efeito estufa, apresentando avaliações sobre o tema na visão do governo e da indústria.

Mais sobre o catalisador automotivo

O catalisador é uma peça que integra o sistema de exaustão dos veículos. Formado por um núcleo cerâmico, o equipamento tem a função de converter os gases nocivos do automóvel em gases inofensivos ao meio ambiente. Um catalisador em boas condições de funcionamento é capaz de converter até 98% dos gases poluentes. O equipamento é desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação dos automóveis.

A sua falta provoca diversos problemas, que vão desde a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração da contrapressão do sistema de escapamento e o aumento do consumo de combustível em até 20%, e a perda de rendimento do motor. Projetado para ter a mesma durabilidade que o automóvel, o catalisador pode ter, porém, a sua carcaça danificada por impactos, afetando a sua estrutura física, o que leva à perda total.

Publicidade

Serviço

Seminário de Emissões da AEA

Data: 28 de abril de 2011
Horário: das 8 às 18 horas
Palestra Umicore: 13 horas
Local: Centro de Convenções Milenium – Rua Dr. Bacelar, 1043, São Paulo