Foto: Suzuki Carbon Fiber - Ciba Gaigy

Classicas do MotoGP, Kawa 250 four no Japao, Mudanca de pneu,

Foto: Suzuki Carbon Fiber - Ciba Gaigy

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Oi Bitenca! Uma curiosidade. O que é feito ou qual o destino das saudosas motos da antiga GP 500? Será que podem ser comercializadas e é permitido legalizar a moto para rodar em via publica?? Abraços! o site ta cada vez melhor! Luis, 36, Rio Grande RS.

R. Luis, em geral as fábricas mantém as motos como peças históricas e eventualmente vão para museus das marcas. Algumas equipes e pilotos privados podem vender seus equipamentos mas são raras as vezes em que isso ocorre. Essas motos são impossíveis de rodar na
estrada, quem dirá nas ruas. Barulhentas, com pouco esterço, duras de suspensão têm o motor com uma faixa tão estreita de giros disponíveis para o uso que se torna impraticável nas ruas.

Ola Bitenca moro no Japao tenho uma Kawasaki Ballius 250 (ZR250)motor da ZRX250R mini ninja”FOUR”acho que voce sabe ,qual a rotacao ideal e economica que devo manter ,o torque 2,4 a 10000 e potencia 40ps a 15000.Acho que a resposta ajudaria a varios Brasileiro aqui ,que tem Hornet250(CBR250RR),Bandit250(GSX250R),todas com motor e cambio iguais as esportivas mas naked version .Valeu e obrigado Carlos, 38, Japão.

Foto: Kawasaki Ballius 250 Divulgacao hu

Foto: Kawasaki Ballius 250 Divulgacao hu

R.Olá, Carlos. Normalmente o regime de maior eficiência está entre o pico de torque e o de potência, no seu caso entre 10 e 15 mil rpm. Observe que nessa faixa você obtém maior resultado num menor consumo de combustível mas para economizar ao máximo, deve-se fazer as mudanças o mais cedo possível e abrir o acelerador o menos possível, são dois aspectos diferentes. No primeiro você consegue melhor resultado em termos de eficiência e no segundo a maior economia absoluta, puramente. Paga-se o preço por andar muito devagar e minimizar o consumo ao máximo. Abraços a todos por ai,

Tenho uma Suzuki GSX 750 F 2008, preciso trocar o pneu traseiro,cujas medidas recomendada pelo frabicante é 150/70/17;posso colocar outra medida mais largo e mais baixo Ex. 160/60/17; ou 170/60/17;ou 180/55/17; sem que comprometa a estabilidade e segurança na pilotagem ? Estou pensando no METZELER , o que acham ?Agradeço antecipadante o breve retorno; Abç. Carlos, 45, Sao Paulo, SP

R. Carlos, o fabricante recomenda o melhor pneu para a sua moto. Qualquer coisa diferente disso vai piorar em algum aspecto a dirigibilidade dela. É ilusão pensar que nas motocicletas, como nos automóveis o pneu maior dá mais aderência, é melhor. A curvatura do perfil dos pneus é de suma importância para a ciclística das motocicletas e ao alterar as medidas esse perfil vai mudar e prejudicar a maneabilidade e estabilidade de todo o conjunto. Inclusive é recomendado sempre utilizar a mesma marca e modelo de pneus na frente e atrás, por esse motivo. Quanto às marcas, são equivalentes. Aguarde matéria específica a respeito da tecnologia dos pneus de motos.
Abraços,