Publicidade

A MotoGP entra em contagem regressiva! Faltam 10 corridas para o fim da temporada e agora, novamente na Espanha, a categoria chega a um dos circuitos mais desafiadores do calendário. Confira a programação, horários e como assistir ao MotoGP da Catalunha, que acontece de 1 a 3 de setembro.

MotoGP e o Circuito da Catalunha

Um dos circuitos mais completos do calendário, a Catalunha é um dos locais preferidos das equipes para os testes de pré-temporada. Isso porque o traçado apresenta um pouco de cada elemento de pista, como retas e todos os tipos de curvas. Portanto, leva vantagem quem tiver a moto mais equilibrada.

Circuito em Barcelona

Circuito em Barcelona

O equilíbrio de retas e curvas de alta, média e baixa pressão, não trazem uma linha marcante para esse traçado. Por isso, a pista é criticada pela falta de ultrapassagens durante as corridas. Vale ressaltar que o traçado que recebe o Mundial de Motovelocidade é diferente dos demais em apenas um trecho. Ao invés de 16 curvas, a curva 13 diretamente com a última curva da reta dos boxes, totalizando 14 curvas ao todo.

Publicidade
Circuito do MotoGP da Catalunha

Circuito do MotoGP da Catalunha

Circuito da Catalunha:

Último vencedor: Fabio Quartararo
Extensão: 4.657m
Curvas: 14
Volta mais rápida: 1:39.939 (Johann Zarko, Ducati 2021)
Maior vencedor: Valentino Rossi, 10 vitórias

Bagnaia acelera na liderança

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) vem de mais uma vitória na corrida principal da Áustria. Agora, com 251 pontos, o italiano coloca 60 de vantagem para o segundo colocado, Jorge Martin (Alma Pramac Racing). No entanto, Marco Bezzecchi (Mooney V46) vem logo atrás, com 183 pontos, contra 189 de Martin. Ao que parece, cada vez mais a disputa do campeonato vai ficando para o segundo lugar.

Publicidade

No entanto, se tem algo que o próprio Bagnaia aprendeu da última temporada é que não se pode cantar vitória cedo na MotoGP. Isso porque, em 2022, Fabio Quartararo despontava como o principal favorito ao título até não conseguir segurar a arrancada final de Pecco com a Ducati. Para os que já começam a comparar o italiano com Max Verstappen na Fórmula 1, ainda falta um longo caminho para o piloto confirmar o bicampeonato mundial.

Dia de brasileiros na Catalunha

O público brasileiro terá novamente seus representantes na pista. O jovem Diogo Moreira entra em cena pela Moto3, enquanto o paulista Eric Granado segue o calendário na MotoE.

Granado conseguiu se classificar bem no último MotoGP, na Áustria, mas uma queda acabou frustrando seus planos e o jogou para a última colocação. Com o título já fora do alcance, o piloto tenta encerrar a temporada com melhores resultados.

Publicidade

Veja também:

Programação do MotoGP da Catalunha

Sexta-Feira (treinos livres):
7h30 – MotoE
8h – Moto3
8h50 – Moto2
9h45 – MotoGP
11h25 – MotoE
12h15 – Moto3
13h05 – Moto2
15h15 – Classificação MotoE

Sábado (treinos livres):
7h40 – Moto3
8h25 – Moto2
9h10 – MotoGP

Sábado (classificatórios)
9h50 – MotoGP
10h50 – Moto3
11h45 – Moto2
12h – MotoGP (Corrida Sprint)
8h15 – MotoE (corrida 1)
13h10 – MotoE (corrida 1)

Domingo (corridas):
10h – Moto3
11h15 – Moto2
13h – MotoGP

Os horários estão no fuso de Brasília. Os eventos contam com transmissão oficial ao vivo nos canais ESPN 4 e serviço de streaming, Star+.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.