Publicidade

Clodoaldo concorre ao Oscar Mundial do Esporte

RIO – O nadador Clodoaldo Silva’ acostumado a defender o Brasil em competi‡äes paraol¡mpicas mundo afora. Na pr¢xima segunda-feira, durante a cerim“nia de premia‡Æo do Prˆmio Laureus do Esporte Mundial – conhecido como Oscar Mundial do Esporte – , o potiguar ser  o £nico brasileiro que estar  na disputa por um dos trof‚us confeccionados pela Cartier, na categoria de Atleta Paraol¡mpico do Ano. A cerim“nia ocorrer  no Cassino Estoril, em Portugal, …s 16h (hora de Bras¡lia).

As seis medalhas de ouro e uma de prata conquistadas na Paraolimp¡ada de Atenas-2004 foram determinantes para a indica‡Æo do ‘TubarÆo’ por um j£ri internacional especializado em esporte paraol¡mpico. Outro fator que contribuiu para que Clodoaldo se tornasse o primeiro brasileiro a concorrer ao Oscar foi o fato de o nadador ter conquistado quatro recordes mundiais e paraol¡mpicos na Gr‚cia, nos 50m borboleta, 50m livre, 100m livre e 200m livre.

Clodoaldo’o favorito ao prˆmio por dois motivos: foi quem mais ganhou medalhas dentre os concorrentes e tem sido destacado pelos organizadores da competi‡Æo como uma das lendas do esporte mundial em atividade. A Funda‡Æo Laureus tamb‚m o chama de TubarÆo, o que mostra que at‚ o apelido do nadador j  se tornou internacional.

Publicidade

Na noite de gala do esporte mundial, estarÆo presentes estrelas do passado e do presente. A ex-ginasta Nadia Comaneci, o ex-craque Eus‚bio e Martina Navratilova, ex-tenista. Entre os ¡dolos atuais estarÆo presentes o tenista su¡‡o Roger Federer e o judoca japonˆs Tadahiro Nomura, entre tantos outros.

Luiz Felipe Scolari e Emerson Fittipaldi sÆo os brasileiros que estarÆo na plat‚ia do Oscar, fora o pr¢prio Clodoaldo. Astros no cinema como Morgan Freeman, Jackie Chan e Cuba Gooding Jr tamb‚m prestigiarÆo a maior festa do esporte global.

Poucas foram as vezes em que o Brasil teve atletas premiados no Oscar Mundial do Esporte, oferecido pela Funda‡Æo Laureus desde 2000. Na primeira edi‡Æo, Pel‚ ganhou a estatueta pelos feitos de sua carreira. Dois anos depois, o skatista Bob Burnquist foi premiado na categoria de Atleta Alternativo do Ano. Em 2003, a Sele‡Æo Brasileira pentacampeÆ levou a estatueta como Equipe do Ano e Ronaldo Fen“meno como Retorno do Ano. Robinho foi indicado na categoria de Revela‡Æo do Ano, em 2004, mas foi superado pela golfista americano Michelle Wie.