Publicidade

A mais longa etapa e tristeza – A £ltima etapa na Mauritƒnia ‚ a mais longa do rali; nos cerca de 600 quil“metros, os concorrentes atravessarÆo longos cordäes de dunas; morre Andy Caldecott.

No meio destas passagens, vÆo surgir alguns trechos mais r pidos que permitirÆo aos pilotos recuperar algum tempo. O pior ‚ que estas pistas r pidas sÆo, tamb‚m, pedregosas.

Nas motos, a partida ser , mais uma vez, dada pela ordem inversa da classifica‡Æo da £ltima especial. Assim, e contrariamente …quilo que ‚ h bito, o vencedor da £ltima etapa, David Casteu, ser  o £ltimo a sair para a especial.

J  que ontem foi dia de “descanso” no Dakar, no s bado, 7 de janeiro, 8a etapa, Jean Azevedo #7 largou na 6a posi‡Æo, terminou na 10a posi‡Æo da especial, e 9a posi‡Æo na classifica‡Æo geral.

Publicidade

Um boletim divulgado pela organiza‡Æo do Rally Dakar na tarde de domingo penalizou o piloto Jean Azevedo com a adi‡Æo de 2 horas em seu tempo registrado na tabela geral de classifica‡Æo. Segundo a organiza‡Æo, o piloto nÆo teria passado por um way point na primeira metade do trecho cronometrado de s bado, entre Atar e Noakchott. Os way points sÆo pontos determinados pela organiza‡Æo da prova como de passagem obrigat¢ria.

9¦ etapa: Nouakchott > Kiffa
Deslocamento 30 km – Especial 599 km – Deslocamento 245 km – Total 874 km

09:34 – moto – Casteu foi o £ltimo a largar
Como na 7a etapa entre Zouerat e Atar, os pilotos de moto largaram na ordem inversa da classifica‡Æo da £ltima etapa. David Casteu largou as 8:20h, 2 minutos depois de Chris Blais e 4 minutos depois de Cyril Despres.

09:40 – moto – As penaliza‡äes
V rios pilotos sofreram uma penaliza‡Æo de duas horas por nÆo terem passado por um Way Point oculto (WPO) durante a 8a etapa. Depois da aplica‡Æo das penaliza‡äes, a classifica‡Æo geral do rali sofreu sens¡veis altera‡äes, sobretudo no comando da prova. Entre os 10 melhores pilotos que foram penalizados estÆo: Jean de Azevedo, Andy Caldecott, Michel Gau e David Fr‚tign‚. Carlo de Gavardo foi, por sua vez, penalizado em uma hora devido a excesso de velocidade e perde, assim, o seu lugar no p¢dio provis¢rio. Neste momento ele est  em 5§ lugar da classifica‡Æo geral, a 1h11’49” de Coma.

Publicidade

09:58 – moto – Trˆs nÆo largam
Trˆs pilotos nÆo largaram na especial: Hugo Payen, Jean-Luc Fonjallaz e Mike Hugues.

10:38 – moto – Vinters passa pelo CP1
Janis Vinters (KTM) da Latvia foi o primeiro a passar pelo CP1 (km 128). At‚ o momento 10 pilotos j  passaram pelo primeiro CP, e Marc Coma registrou o melhor tempo.

10:46 – moto – Dupla de ouro
O l¡der da classifica‡Æo geral, melhor tempo provis¢rio no CP1, est  acompanhado da “pilota” mais r pida do rali, Ludivine Puy, a qual foi a melhor concorrente na categoria de moto do Dakar 2005 e est  neste momento no 45§ lugar da classifica‡Æo geral. Ludivine j  est  h  v rios quil“metros acompanhando o ritmo de Marc Coma.

11:00 – moto – Coma o mais r pido, Despres o segundo
No CP1 (km 124) Marc Coma det‚m o tempo mais r pido. O espanhol tem vantagem de 51″ sobre Cyril Despres e 59″ sobre Arvis Vinters.

Publicidade

11:49 – moto – Coma o mais r pido no CP2
No km 235 (CP2), Marc Coma ainda det‚m o tempo mais r pido entre as motos. No entanto a vantagem de 51″ para Despres no CP1 caiu para 17″. Surpreendentemente, o terceiro tempo mais r pido ‚ do portuguˆs Helder Rodrigues com diferen‡a de 5’04”.

13:06 – moto – Queda de Esteve
Isidre Esteve Pujol sofreu uma queda no km 316. Isidre Esteve foi contatado pela organiza‡Æo e, apesar de estar um pouco atordoado, nÆo pediu aux¡lio.

14:42 – moto – Despres o mais r pido no CP3
No terceiro e £ltimo check point do dia (km 458), Cyril Despres marcou o tempo mais r pido. O francˆs foi 3′ mais r pido que Marc Coma. Em terceiro Helder Rodrigues com diferen‡a de 10’40”.

15:03 – moto – Morte Andy Caldecott
Anunciada a morte do piloto australiano da equipe KTM-Repsol, Andy Caldecott #10, no km 250.

16:08 – moto – Esteve machucado
Depois de sofrer duas quedas, a segunda no km 346, o espanhol Isidre Esteve foi levado de helic¢ptero at‚ o centro m‚dico mais pr¢ximo. O espanhol muito machucado aparentemente, mas nÆo corre risco de vida segundo a organiza‡Æo.

17:25 – moto – Despres vence especial
Cyril Despres venceu sua segunda especial na 28a edi‡Æo do Dakar. O defensor do t¡tulo marcou o melhor tempo, com vantagem de 4’07” sobre Marc Coma. O terceiro foi o portuguˆs Helder Rodrigues, com diferen‡a de 7′.

17:27 – moto – Coma mant‚m a lideran‡a
Marc Coma manteve a lideran‡a da classifica‡Æo geral com vantagem de 22’47” de Cyril Despres. O terceiro ‚ Giovanni Sala com diferen‡a de 53’04”.

Na especial de hoje, Jean Azevedo largou na 107a posi‡Æo (ordem inversa); passou no CP1 na 13a; no CP2 na 13a; no CP3 na 10a, terminou a especial na 8a posi‡Æo; e ocupa a 9a posi‡Æo na geral, a 3h57m35s do l¡der (provis¢rio e sujeito … altera‡Æo).