Publicidade

O Dakar 2024 está chegando. O maior rali do mundo acontece de 5 a 19 de janeiro em sua quinta temporada consecutiva no desafiador terreno da Arábia Saudita. E para esquentar ainda mais as coisas, a edição terá uma enorme e inédita etapa maratona.

 

Roteiro do Dakar 2024

Serão 12 etapas, disputadas ao longo de 14 dias de corrida. Assim, competidores de todo o mundo irão percorrer 7.891 quilômetros, sendo aproximadamente 5.000 de trechos cronometrados (especiais). Tudo começa na cidade de Al Ula e a chegada será em Yanbu.

Eles estarão organizados em 354 veículos, entre protótipos, carros, UTVs, quadriciclos e caminhões. As motos serão a categoria mais numerosa, com 137 participantes. E mais desafiadora, claro. Atualmente, o (bi) campeão é o argentino Kevin Benavides, da KTM.

Publicidade
dakar 2024

Em sua quinta passagem pela Arábia Saudita, Dakar terá quase 8.000 km em 2024. E uma desafiadora etapa maratona

 

Etapa maratona inédita

Entre os destaques do Dakar 2024 está a grande etapa maratona. Pensada para ser a mais desafiadora da história, será a primeira com 48 horas de duração. Neste período, os competidores podem contar apenas com as próprias habilidades e equipamentos para resolver seus problemas e falhas mecânicas, sem qualquer apoio externo. Também podem se ajudar entre si, claro.

Serão 14 dias de provas e 12 etapas

Publicidade

Ela acontece na região de Shubaytah, marcada por enormes dunas. Às 16h todos os competidores serão obrigados a parar no acampamento mais próximo, se alojando em algum dos 8 espaços disponíveis. Nos locais, haverá ‘estrutura mínima’, sem nenhum tipo de conexão com o mundo exterior ou peças de reposição. Ao longo de uma quinta e sexta-feira, eles irão percorrer mais de 750 km no solo arenoso.

duas do dakar 2024

Praticamente sozinhos no deserto, pilotos da etapa maratona terão ‘estrutura mínima’ em acampamentos

Os carros e caminhões ainda terão um ‘bônus’ no quesito desafio. Eles terão uma pista separada das motos e, assim, não poderão contar com ‘as trilhas’ abertas na areia pelos veículos menores. Será necessário, sozinho, encontrar um caminho em meio ao caos e enormes doses de areia.

 

Publicidade

Veja também:

 

Motos no Dakar 2024

Nas motos o título é defendido por Kevin Benavides. Bicampeão, ele é um dos poucos pilotos a faturar troféus por diferentes fabricantes: em 2021 foi campeão de Honda e, em 2023, de KTM.

Se na fase sul-americana do Dakar a marca laranja teve domínio total, vencendo todas as edições, na Arábia Saudita ela está em pé de igualdade com a japonesa. A Honda levou o troféu em 2020 (com o americano Ricky Brabec) e no já citado ano de 2021, enquanto a KTM foi a melhor em 2023. Em 2022, o primeiro lugar foi para Sam Sunderland, ex-KTM e que defendia as cores da Gas Gas.

motos no dakar 2024

Atual (bi) campeão, o argentino Kevin Benavides foi o primeiro latino americano a faturar um título do Dakar nas motos

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza