Foto: Vilson

Diabo na Twister, habilitação, XTZ 125 etc

Foto: Vilson

Foto: Vilson

Tite! Quando eu li a carta da Gisele sobre a palavra “diabo” no logotipo da Twister, fui imediatamente para o Photoshop pesquisar. Pois como sou designer me achei na obriga‡Æo de achar o dito cujo. E nÆo ‚ que achei mesmo!? Agora, tem que ter uma boa criatividade pra achar o “i” eheehhe” Isso chama-se regra gestalt de percep‡Æo visual, ‚ como achar formas nas nuvens. No google tem bastante explica‡Æo sobre o fen“meno.  como achar a seta branca no logo da Fedex.
Vilson – Florian¢polis SC
Pronto, era s¢ o que faltava! Pandemia de dem“nios da Honda! Eu tamb‚m j  tinha ouvido falar (e visto) a tamanha cretinice, que eu chamo de Bestalt! Cara, ri por mais de meia hora!

Habilita‡Æo
Tite, ‚ o seguinte: semana passada eu fiz meu segundo exame para tirar carteira de moto e fui reprovada. Tenho minha carteira de carro j  faz mais de 3 anos, mas nunca me serviu de nada porque nÆo tenho condi‡äes de ter um carro. No final do ano passado meu marido se aventurou no mundo sobre duas rodas e eu gostei da id‚ia. Na quarta-feira passada fui novamente reprovada. Por que? “Por conduzir a moto provocando movimento irregular”. Por favor, Tite, explique-me o que ‚ isto, pois da primeira vez fui reprovada pelo mesmo motivo e temo ser reprovada novamente em fun‡Æo desse crit‚rio que considero totalmente subjetivo. Li sua mat‚ria que fala sobre as moto-escolas e o exame do Detran e realmente isso tudo ‚ uma grande palha‡ada.  claro que o exame deve ser rigoroso, afinal a moto ‚ um meio de transporte que expäe por demais a vida do motociclista, mas esse exame beira o rid¡culo. Eu tenho certeza que o mercado de moto no Brasil s¢ nÆo ‚ maior em fun‡Æo desse exame. J  fiquei sabendo de candidatos que foram reprovados por sete vezes mesmo j  pilotando suas motos h  algum tempo. J  gastei o equivalente a 1/6 do total que paguei na Biz. Fiz tudo certo: passei pelo 8, pelo labirinto, arranquei a moto da rampa, passei pelos cones e, finalmente, venci a prancha. E no final recebo um papel que me diz que eu conduzi a moto provocando movimento irregular? Que crit‚rio ‚ esse? Penso que como eu nÆo errei nada durante o percurso, eles utilizam esse crit‚rio para ter como reprovar o candidato a seu bel prazer. O que eu posso fazer para nÆo provocar esse movimento irregular – j  que minhas aulas sÆo praticadas numa cg 150? A quem posso recorrer se achar que o resultado do exame foi injusto? O que podemos fazer para que o Detran adote crit‚rios menos subjetivos? Por favor, Tite, ajude-me, antes que a blitz me pegue!Um beijinho!
Keli – Belo Horizonte – MG
Keli, obrigado e retribuo o beijinho. Bem vinda ao Lisarb, pa¡s onde a corrup‡Æo e sem-vergonhice ‚ a principal bandeira. Vc, assim como milhares de candidatos, foi v¡tima de uma extorsÆo oficializada chamada “exame de habilita‡Æo”. O que vc faz? Procure um advogado e pe‡a para acompanh -la durante o exame. E pe‡a ao examinador especificar, por meio de um laudo, o que ele caracteriza “movimento irregular”.

XTZ 125
Nobre Tite, gostaria que vocˆ falasse um pouco a respeito da Yamaha XTZ 125.
Gustavo – Cabedelo/PB
“Um pouco a respeito da Yamaha XTZ 125″, pronto, falei! (Calma que tem uma mat‚ria quase pronta!)

Arrefecimento
Tite, em uma revista especializada em motociclismo deste mˆs (ali s uma revista que vc trabalha) pude ler uma mat‚ria comparando a Hornet com a GSX750F. Sei que vc nÆo gosta da GSX750F, por‚m minha questÆo ‚: Quais as vantagens e desvantagens de um motor 4 cilindros refrigerado a ar e a l¡quido? (Manuten‡Æo, performance, etc) Considerando o motor da GSX refrigerado a ar e da Hornet a  gua.
Eder – SÆo Paulo – SP
Como vc sabe que nÆo gosto da GSX 750F? BÆo, resumindo ‚ o seguinte: o motor arrefecido a l¡quido ( gua) permite melhor troca de calor, portanto pode gerar mais energia (leia-se potˆncia e rota‡Æo). O motor arrefecido a ar, ou ar+¢leo, como a Suzuki, tem menor capacidade de troca de calor. Por‚m tem menos componentes para quebrar, j  que dispensa ventoinhas e o arrefecimento ‚ feito pela natureza. Em termos de manuten‡Æo todo motor “a  gua” requer constante verifica‡Æo do l¡quido de arrefecimento e se queimar um simples fus¡vel por torrar o motor por superaquecimento. Ou seja: o motor a  gua tem mais desempenho, mas o a ar ‚ mais simples e econ“mico.

Encontro
Ol  Tite, adorei o encontro Motonline em Campinas o pessoal ‚ muito legal, vc e o Harada sÆo excelentes pessoas deu pra rir e se divertir muito. Seria possivel o Harada me enviar as fotos? ficarei muito grata.
Cristiane – Piracicaba/SP
Obrigado, Cris. Harada, mande as fotos pra ela! E aguarde novos encontros.

Teste
Tite,como fa‡o para encontrar o teste da CB500, e da GS500?
Danilo – SÆo Paulo
Experimenta clicar naquela palavrinha “teste” l  em cima. Depois veja se tem alguma coisa tipo CB 500 x GS 500. à que dif¡cil!

Cruz
Que coisa mais absurda essa hist¢ria de cruz invertida e etc, como as pessoas sÆo ingˆnuas, isso ‚ igual a estes e-mails onde dizem que se vc nÆo reenvi -lo para 1 bilhÆo de pessoas, seu tio, sua v¢, ou seu cachorro morrer . Gente isso tudo ‚ s¢ para gerar polˆmica e congestionar servidores, tenham um olhar mais cr¡tico e racional sobre as coisas. Com certeza o vivente que levantou estes assuntos deve estar sentado diante do seu computador dando risadas.
Vin¡cius – Novo Hamburgo RS

Mata-cachorro
 poss¡vel fazer algum tipo de adapta‡Æo na Hunter 90 como “mata cachorro” ou outro tipo de prote‡Æo para o motor?
Val‚ria – Ilh‚us, Ba
Al‚m de nÆo ser poss¡vel, o mata-cachorro nÆo ‚ recomendado pra nenhuma moto.

Corrente
sou novato no mundo motociclista e gostaria de saber se posso trocar s¢ a corrente em v‚s de toda a rela‡Æo da tornado 250 e se ‚ melhor usar o ¢leo mineral BR ou o reciclado MOBIL?
Levi – TAGUATINGA DF
Bom, ‚ melhor vc ler Motonline todos os dias! A regra geral ‚ trocar o conjunto completo a cada duas trocas da corrente. Mas depende muito do uso. àleo reciclado? Leia um artigo sobre ¢leos na se‡Æo t‚cnica.

Buell
Tite gostaria de partilhar minha alegria com os leitores deste otimo site. Comprei uma moto, estava um pouco preoucupado, mas ainda assim comprei. Comprei uma Buell XB12R, ja tive CB900RR, RF900, SRAD entre outras mas esta BUELL e deliciosa, a cada dia que passa (faz 3 meses) fico mais feliz com ela, seu acabamento, seus detalhes, facilidade de manuseio e principalmente o prazer de pilota-la ! Ela e uma delicia de andar, eu que nao sou piloto, me sinto um em cima dela. Mesmo sendo agressiva ela nao cansa em viagens longas e faz mais de 20Km por litro ! Tinha receio do velho botor dois cilindros em V, era acostumado com os tradicionais 4 em linha, mas o motor e muito forte em aceleracao e tem ate uma final razoavel, cheguei a 220 Km/h e ela ainda tinha mais um pouco pra dar. Vc nao vai fazer um teste com ela ? Vc que e um piloto capacitado e nao e um cara bitolado era o cara certo pra fazer um teste com esta joia.
Cristiano – Caraguatatuba – SP
Puxa, fico feliz por vc! Eu mesmo nÆo vou fazer o teste porque a Izzo me acha um cretino. Mas vamos publicar o teste da Buell feito por nosso colaborador Leandro Mello.