Publicidade

Um modelo vindo da China parece uma cópia descarada da Dax 125! Essa curiosa mini-moto sem dúvidas se inspirou em um dos maiores clássicos da Honda, que fez tanto sucesso nos anos 1970 a ponto de receber uma releitura recentemente. Confira mais detalhes dessa máquina… peculiar.

A clássica Honda Dax 125 e sua nova cópia

A Bluroc, anteriormente conhecida como Bullitt, é uma marca com sede na Bélgica. Na Europa, a empresa importa motos pequenas de baixo custo feitas na China, mas com adaptações com toques próprios agregados aos projetos.

E em seu catálogo, o modelo 125 mais barato é a Heritage. Nada menos que uma motocicleta com estilo inspirado na clássica ‘Dax’ da Honda, da década de 1970. Um modelo leve, baixo, fácil de guiar e divertido para a cidade.

Heritage 125

Heritage 125 se inspirou em um dos maiores clássicos da Honda

Publicidade

Para quem não sabe, a série Dax de mini-motos tem uma silhueta divertida e única, que continua popular entre muitos fãs no mundo. Em 2022, um modelo Dax 125 modernizado foi lançado. Embora a família vintage de modelos Dax de 50cc/70cc também sejam clássicos referenciados.

Honda Dax 125

Esta sim é a Honda Dax 125

A chinesa Heritage 125 tem todos esses recursos de design da Dax 125, desde o chassi até o sistema de escape. O modelo da Bluroc também tem a função de guidão dobrável como a original. No entanto, como uma máquina atual, as peças funcionais são do padrão mais recente.

Desta forma, a Heritage 125 tem painel LCD digital, injeção de combustível e partida elétrica. Além disso, a transmissão é de 4 marchas com embreagem na mão, como uma moto convencional.

Publicidade

Veja também:

Anteriormente conhecida como Bullitt, modelo da marca Bluroc vinha com nome da empresa vendedora estampado na curiosa moto chinesa

Um pouco diferente…

A Honda Dax 125 tem tamanho maior que o seu modelo vintage de mesmo nome. Enquanto isso, a Heritage 125 possui medidas que lembram muito a antiga Dax 70. É pequena, tem altura do assento de 720 mm – cerca de 3 cm mais baixa que uma Honda Pop 110i.

Segundo a marca Bluroc, seu modelo de 125cc entrega potência de 10,7 cavalos. Tudo isso em um conjunto com peso seco de 85 kg. Já a capacidade de combustível é de 5,5 litros.

Publicidade

 

Quanto custa o clone da Dax 125

E como ainda existem poucas lojas fora do Japão que importam e vendem os modelos Dax, a alternativa da Heritage 125 certamente chama a atenção! Na Europa, o modelo inspirado no clássico da Honda parte da faixa de 2.400 euros – cerca de R$ 12.600 em conversão direta. É um preço interessante, já que a Honda ‘original’ custa quase o dobro: 4.190 euros (R$ 22 mil).

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]