Diversão em três rodas

Diversão em três rodas

Diversão em três rodas

O revolucion rio Piaggio MP3 400 ie, scooter com duas rodas na dianteira, j  est  no Brasil e custa R$ 39 500,00

· primeira vista, o scooter MP3 400 i.e. da Piaggio chega a ser assustador, principalmente, pelas duas rodas na dianteira e tamb‚m por seu porte avantajado (2,180 mm de comprimento). Quando vocˆ olha o scooter de frente logo vem a mente a figura de um quadriciclo esportivo. De traseira, uma moto de alta cilindrada. Por‚m, quando o piloto sobe no MP3 tem a n¡tida impressÆo que est  em uma grÆ-turismo, tamanho ‚ o conforto que o modelo oferece. Al‚m ‚ claro de toda a tecnologia embarcada.
Nas ruas de SÆo Paulo, o maxi-scooter chamou muita aten‡Æo de motoristas, motociclistas e transeuntes. As perguntas mais comuns eram: – qual ‚ a marca? Quantas cilindradas? E, quanto custa? Esta ‚ f cil: a bagatela de R$ 39.500,00. S¢ para comparar, a Honda CB 1300 Super Four custa cerca de R$ 39 mil.

Depois de apreciar o MP3 de cabo-a-rabo era hora de rodar com este revolucion rio scooter fabricado pela italiana Piaggio. Nos primeiros metros, a inseguran‡a tomou conta do piloto-jornalista. Com o passar dos quil“metros rodados parece que se est  pilotando uma moto comum, de duas rodas. Com o passar do tempo, o piloto tende a abusar da inclina‡Æo.

Diversão em três rodasMas qual ‚ o segredo do Piaggio MP3: o projeto consiste em acoplar as duas rodas dianteiras junto a um sistema de paralelogramo formado por bra‡os em alum¡nio. Segundo o fabricante, esse sistema – que funciona em conjunto com a suspensÆo eletro-hidr ulica do MP3 – permite uma pilotagem igual a qualquer moto convencional, mas com maior estabilidade e seguran‡a para o condutor. Prova disso ‚ o angulo de inclina‡Æo em curvas que pode atingir facilmente os 40 graus. E ‚ essa emo‡Æo que o piloto menos experiente procura: deitas nas curvas.

Detalhe: no punho direito h  um seletor (com duas posi‡äes) no qual o motociclista informa se o scooter est  rodando ou parado. Por exemplo, quando o MP3 estiver parado, esperando o sem foro abrir, o piloto aciona o dispositivo e a suspensÆo dianteira fica r¡gida, assim o piloto nÆo precisa colocar os p‚s no chÆo. Para desabilitar o sistema ‚ s¢ acelerar. Essa ‚ a tal da tecnologia!

Para completar, as rodas dianteiras contam com um sistema de freios a disco independentes (240 mm). Essa caracter¡stica permite ao MP3 400 frear em um espa‡o de tempo e distƒncia 20% menor se comparado aos scooters tradicionais, que usam apenas um disco de freio. Na traseira, mais um disco simples tamb‚m de 240 mm. O sistema atua de forma bastante eficiente, sem susto para o motociclista. Ou seja, enquanto nas motos de duas rodas qualquer frenagem mais agressiva pode resultar em desequil¡brio e, consequentemente, queda, neste caso o MP3 responde melhor por contar com uma base de apoio e aderˆncia maior.

MOTOR E CONFORTO – Sessenta anos depois de apresentar a Vespa ao mundo, a Piaggio volta com mais um projeto inovador, o MP3 que alia tecnologia e design. Prova disso ‚ o motor – monocil¡ndrico de quatro tempos – que esbanja for‡a (torque de 3,7 kgf.m a 5.000 rpm), principalmente nas largadas. Equipado com refrigera‡Æo l¡quida, sistema de inje‡Æo eletr“nica e sistema de transmissÆo CVT (TransmissÆo Continuamente Vari vel), o propulsor de exatos 398.9 cmü gera 34 cv a 7.500 rpm. Em fun‡Æo de seu torque e potˆncia, o MP3 400 pode ser um bom companheiro, seja na cidade ou em uma viagem curta.
O modelo Piaggio oferece muito conforto para piloto e garupa (banco de couro em dois n¡veis, plataforma para os p‚s, escudo frontal etc.). Este scooter tem at‚ controle remoto para abrir os compartimentos de carga que ficam sob o banco e no “porta-malas”.

Na Europa, o MP3 est  dispon¡vel tamb‚m as versäes de 125 cmü e 250 cmü, ambas monocil¡ndricas, com motores de quatro tempos. Al‚m disso, o modelo Piaggio tem v rias op‡äes de acess¢rios: alarme com sirene; capacetes com intercomunicadores via bluetooth; porta objetos e at‚ um sistema de navega‡Æo TomTom Ride.

FICHA TCNICA – Piaggio MP3 – MOTOR
Tipo Monocil¡ndrico de quatro tempos e refrigera‡Æo l¡quida
Capacidade c£bica 398.9 cmü
Diƒmetro e curso 85.8 mm X 69 mm
Taxa de compressÆo 10.5:1
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel
Potˆncia m xima 34 cv a 7.500
Torque m ximo 3,7 kgf.m a 5.000 rpm
Cƒmbio CVT
Partida El‚trica
CICLÖSTICA
Quadro Tubos de a‡o
SuspensÆo dianteira Sistema eletro-hidr ulica
SuspensÆo traseira Bichoque
Freio dianteiro Disco simples em ambas as rodas, de 240 mm
Freio traseiro Disco simples de 240 mm
Pneu dianteiro 120/70-12″ 51S
Pneu traseiro 140/70-14″ 68S
DIMENSåES E CAPACIDADE
Comprimento total 2,180 mm
Largura total 745 mm
Distƒncia entre-eixos 1,550 mm
Altura do assento 785 mm
Peso seco 244 Kg
Tanque de combust¡vel 12 litros
Cor Azul, prata e vinho
Pre‡o R$ 39.500,00

Onde Encontrar – Piva Import – Avenida dos Bandeirantes, 1350 (SP)
(11) 5506-5080 – www.pivaimport.com.br