Publicidade

O sistema de navega‡Æo port til via GPS da Magneti Marelli pode ser encontrado nas lojas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio e nas concession rias Fiat e Volkswagen

A partir da segunda quinzena de novembro o consumidor ter  a op‡Æo de adquirir o £nico sistema de navega‡Æo port til via GPS que atende integralmente as normas brasileiras de trƒnsito: o EASYROAD© Magneti Marelli. O navegador, um sofisticado sistema multim¡dia port til que re£ne, em um £nico aparelho, as fun‡äes de reprodu‡Æo de v¡deo, MP3 player, visualiza‡Æo de imagens e fotos digitais, jogos e aplicativos, calculadora e rel¢gio com hor rio mundial, estar  dispon¡vel para venda nas Casas Bahia, Extra e Ponto Frio e nas concession rias Fiat e Volkswagen com pre‡o sugerido de R$ 1.999,99.

EASYROAD© poder  ser encontrado a princ¡pio nas lojas das cidades que j  estÆo mapeadas: Grande SÆo Paulo, Grande Belo Horizonte, Grande Rio de Janeiro, SÆo Vicente, Santos, Guaruj , Campinas, Campos do JordÆo e Jundia¡.

“A venda ser  realizada a princ¡pio nas cidades mapeadas, por‚m nada impede que em curto prazo algumas lojas distribuam nosso produto em outros estados, j  que o mapeamento est  sendo ampliado rapidamente e, at‚ 2008, disponibilizaremos mapas das principais regiäes do Pa¡s. Estamos em negocia‡Æo ainda com diversas lojas de eletro-eletr“nicos, acess¢rios automotivos e concession rias de outras montadoras e em breve ampliaremos ainda mais a rede de distribui‡Æo do EASYROAD© no varejo”, comenta Alberto Gerardi, diretor geral da Magneti Marelli Sistemas Eletr“nicos.

Publicidade

O aparelho chega ao mercado nacional sendo o £nico navegador port til que atende integralmente … Resolu‡Æo 190 do Contran, que pro¡be que o motorista visualize qualquer tipo de imagem em tela enquanto dirige. O navegador Magneti Marelli tem a op‡Æo de funcionar com setas indicativas enquanto o ve¡culo estiver em movimento, permitindo a visualiza‡Æo do mapa apenas quando o ve¡culo estiver parado ou estacionado.

EASYROAD© chega ao mercado com outro diferencial: na primeira atualiza‡Æo – que ser  realizada j  em janeiro de 2007 – serÆo mais de 60 mil pontos de interesse. “As pessoas que comprarem EASYROAD© at‚ o final de dezembro de 2006 terÆo direito, gratuitamente, … atualiza‡Æo que aumenta para 60 mil o n£mero de pontos de interesse do navegador Magneti Marelli”, comenta Gerardi.

A meta da Magneti Marelli ‚ atingir a marca de 10 mil EASYROAD© at‚ o final do ano. Para 2007 est  projetado um volume de 50 mil pe‡as vendidas.

Sobre o EASYROAD© – O kit do produto ‚ composto pelo equipamento EASYROAD©, que tem dimensäes compactas e pesa cerca de 200 gramas, um cartÆo de mem¢ria de 256 MB (SD card) contendo a cartografia das regiäes mapeadas e suas interliga‡äes, carregadores de baterias para carro e parede (energia), suporte flex¡vel com ventosa para fixa‡Æo no p ra-brisa do ve¡culo e ainda um adaptador para conectar o cartÆo de mem¢ria … entrada USB do computador, o que possibilita transferir para o navegador m£sicas, filmes e imagens de qualquer computador, al‚m do manual de instru‡äes impresso (em portuguˆs) e em CD com outras quatro op‡äes de idiomas.

Publicidade

A tecnologia foi desenvolvida pela matriz italiana da Magneti Marelli, sendo o hardware produzido por uma empresa asi tica. A unidade brasileira da Magneti Marelli Eletr“nica, por sua vez, trabalhou cerca de seis meses na tropicaliza‡Æo do produto, principalmente no que diz respeito … adequa‡Æo … legisla‡Æo brasileira.

Pensando na realidade das grandes cidades brasileiras e visando a seguran‡a do usu rio, o navegador da Magneti Marelli pode ainda, com um £nico toque, apagar a tela e manter as instru‡äes de voz, evitando chamar a aten‡Æo de terceiros em locais mais vulner veis.

O navegador Magneti Marelli funciona por GPS (Global Positioning System) para tra‡ar rotas e op‡äes de caminho e assim facilitar a vida dos condutores de ve¡culos. Um poderoso receptor de GPS, SiRF star III, posiciona o ve¡culo no mapa dinƒmico da tela do aparelho e permite a inser‡Æo de endere‡os, sele‡Æo de pontos de interesse – estabelecimentos comerciais, restaurantes, hospitais e outros, j  presentes no banco de dados do aparelho – ou a inser‡Æo de coordenadas geogr ficas (latitude e longitude) para tra‡ar uma rota a partir do ponto de origem. Ap¢s um r pido c lculo, o EASYROAD© apresenta o melhor percurso de acordo com as preferˆncias do condutor – h  op‡äes de rota r pida, curta, evitando auto-estradas, al‚m outras op‡äes – e indica no mapa o caminho a ser seguido com instru‡äes por comandos de voz e setas indicativas (pictograma).

O produto possibilita ainda a visualiza‡Æo de servi‡os, como postos de gasolina, concession rias de ve¡culos, hot‚is, entre outros, que servem como pontos de referˆncia para o motorista, permitindo que o mesmo visualize inclusive a bandeira de cada posto e marca de concession rias e outros estabelecimentos comerciais.

Publicidade

At‚ o final de 2008, segundo a Navteq, as principais capitais brasileiras estarÆo mapeadas. As atualiza‡äes dos mapas poderÆo ser adquiridas diretamente com a empresa, mediante pagamento.