Publicidade

A comemoração do Dia Internacional da Mulher foi recheada de aventura para as competidoras que aceleraram no Enduro FIM Xperience da Mulher, no último domingo (8), em Itupeva (SP). Nem a chuva constante do fim de semana tirou o brilho da inédita prova, válida também pela Copa EFX Brasil e pelo Campeonato Brasileiro de Enduro. Estiveram presentes pilotos dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Goiás. No resultado geral, a experiência de Janaína Souza falou mais alto. A paulista cumpriu o percurso em 54min2s44 e ficou também com a vitória na classe Importada Experientes.

Enduro FIM Xperience da Mulher marca a história da modalidade no Brasil - foto: Mario Della Vita

Enduro FIM Xperience da Mulher marca a história da modalidade no Brasil – foto: Mario Della Vita

A vencedora, experiente em disputas da modalidade, elogiou a iniciativa da competição. “Foi sensacional por tantas meninas terem comparecido, principalmente por muitas não serem do Enduro FIM. Achei muito bacana a participação e a disposição de todas em cumprirem as voltas. Todas interessadas em entender a modalidade. A chuva apimentou um pouco a disputa. Eu procurei fazer uma prova constante e evitei cair. Mantive um ritmo bom, me senti bem à vontade. É muito legal que a disputa tenha sido válida também pelo Brasileiro. Estou na liderança e vou fazer as outras etapas para garantir mais um título até o final do ano. A prova estava ótima, com obstáculos legais, o single track gostoso. Todas gostaram. Agora, estamos esperando já o ano que vem ansiosas. É bom mostrar que as mulheres têm força”, disse Janaína.

O percurso teve cerca de 30 quilômetros, com três especiais, as mesmas da primeira etapa da Copa EFX Brasil, disputada em fevereiro, contando inclusive com o deslocamento por dentro do Shopping Serra Azul. Em todas as categorias, a briga foi intensa. A segunda colocação da Importada Experientes ficou com Bárbara Gonzaga e a terceira com Luciana Timm.

Publicidade

Na categoria Nacional Experientes, Tainá Aguiar triunfou, garantindo também o segundo lugar geral. Apesar do bom resultado, ela não fez uma prova das mais tranquilas, devido às dificuldades para andar no terreno molhado. “Em primeiro lugar, quero parabenizar a organização por ter iniciado essa idéia e ter batalhado por ela. Tivemos muito mais mulheres do que havíamos imaginado. Mesmo com tudo contra, o clima e todas as adversidades, foi uma prova espetacular. Quanto a minha prova, entrei um pouco insegura porque barro não é o meu forte, muito pelo contrário, é onde eu tenho mais dificuldade. Acho que tive até um desempenho bacana, mas a partir do momento em que eu bati a perna, para mim, a prova acabou. Meu objetivo era só completar, para poder ter meu resultado menos afetado possível, mas eu sabia que a corrida, no quesito competitividade, tinha acabado. Porém, ao todo foi sensacional. A quantidade de pilotos, o traçado da prova, o desempenho das participantes, acho que foi um show”, elogiou.

Na Novata Nacional acima de 150cc, Sabrina Katana terminou à frente. Atrás dela, uma jovem promessa mostrou que não existe idade para acelerar. Estreando na modalidade, Alessandra Horita foi a vice-líder. A mineira de Lavras, Jéssica Ribeiro Sâmia ficou com o primeiro lugar da Novata Importada. Débora Garcia foi a vencedora da Novata Nacional até 150cc e disse que a competição foi um marco. “Essa data jamais será esquecida em minha vida. Foi muito prazeroso dividir essa alegria com todas as meninas do off road. Me dediquei muito e consegui o primeiro lugar na categoria.”

Enduro FIM Xperience da Mulher marca a história da modalidade no Brasil - foto: Mario Della Vita

A chuva deixou as trilhas mais difíceis – foto: Mario Della Vita

O diretor do Adrenatrilha Trail Club, Fábio Simões, disse que foi um dia excelente, com uma grande participação e também momentos marcantes. “Fiz uma homenagem a todas as mulheres antes da premiação e incluí minha nora, minha filha e minha esposa dando a elas uma placa para cada uma no pódio, com dedicatória. Muitas mulheres choraram nessa hora”, relatou.

Publicidade

Esta foi a primeira edição da prova que tende a se tornar um evento tradicional no calendário da modalidade. As competidoras que estavam filiadas a uma Federação Estadual e a Confederação Brasileira de Motociclismo também somaram pontos pelo Brasileiro. O campeonato nacional este ano contará com três etapas femininas. A segunda será realizada em junho, em Aracruz (ES), e a terceira em setembro, em Mogi das Cruzes (SP), em conjunto com a etapa da EFX.

Resultado Geral (todas as categorias):
1º Janaina Souza
2º Tainá Aguiar
3º Alynne Almeida
4º Jéssica Ribeiro Sâmia
5º Bárbara Neves Gonzaga
6º Lilian Chagas
7º Lucianna Timm
8º Marina Caleffi de Souza
9º Sabrina Katana
10º Laura Nunes de Oliveira Santos

Categoria Importada Experientes
1º Janaina Souza
2º Bárbara Neves Gonzaga
3º Lucianna Timm
4º Karinna Gross
5º Daniela Romano

Categoria Nacional Experientes
1º Tainá Aguiar
2º Alynne Almeida
3º Lilian Chagas
4º Marina Caleffi de Souza
5º Laura Nunes de Oliveira Santos

Publicidade

Categoria Novata Nacional acima de 150
1º Sabrina Katana
2º Alessandra Barcela Horita
3º Livia Batistine Friço
4º Cristiane Pereira da Silva
5º Janaina Cristiane Poltronieri

Categoria Novata Nacional até 150
1º Debora M. Garcia de Souza
2º Marilucia Alves Muniz
3º Ana Paula Kiyokawa
4º Daniele Nabessima Denicoli

Categoria Novata Importada
1º Jéssica Ribeiro Sâmia
2º Susette Alves da Silva
3º Criatina da Costa Silveira
4º Edna do Prado Mariana Oliveira
5º Michele Alves de Oliveira

Equipes
1º Honda Motofield (Janaina Souza, Tainá Aguiar e Lilian Chagas)
2º Katana Team (Alynne Almeida, Jéssica Ribeiro Sâmia e Sabrina Katana)
3º Sem Noção Girls (Lucianna Timm, Alessandra Barcela Horita e Cristiane Pereira da Silva)
4º Overdose (Karinna Gross, Rosa Cecilia Freitag e Marilucia Alves Muniz)
5º Off Road Forever (Débora Garcia de Souza, Ana Paula Kiyokawa e Vivian de Souza Noronha)