Publicidade

Em janeiro de 2012 a Equipe Petrobras Lubrax terá motivos de sobra para comemorar já que alcançará a histórica marca de 25 participações consecutivas no Rally Dakar. “Além de termos sido os primeiros brasileiros a competir no maior rali do mundo, este ano será especial pelo Jubileu de Prata”, afirmou André Azevedo, um dos fundadores da equipe e responsável pela data.

25 anos de Rally Dakar

25 anos de Rally Dakar

Para celebrar em grande estilo, a Equipe Petrobras Lubrax desenvolveu um selo especial, que será aplicado em seus três veículos: a moto, o carro e o caminhão. “Temos muito orgulho por termos feito parte da história do automobilismo fora de estrada no Brasil, ainda mais porque o esporte era pouco conhecido quando comecei”, acrescentou André, que também foi o primeiro sulamericano a subir no pódio do Rally Dakar.

História
Na década de 80, André Azevedo era um piloto de enduro com um sonho: participar do maior e mais perigoso rali do mundo, o Dakar. “Naquela época não havia internet e nem sequer informações da prova como se tem hoje. Além disso, não tínhamos muitos patrocinadores que pudessem bancar a nossa aventura. Muitos amigos só nos levaram a sério no dia em que embarcamos para a Europa”, explica André.

Publicidade

Em sua primeira participação, André Azevedo carregou todos os seus equipamentos de assistência numa mochila no próprio banco traseiro da moto. “Creio que carregamos uns 50 quilos na motocicleta. Claro que dessa forma não teria como conseguir resultado, que aconteceu apenas em 1991 ao vencer a categoria Motos Maratona, um feito inédito para o Brasil”, contou o piloto. Desde então, a Equipe Petrobras Lubrax foi crescendo com a inserção de mais duas categorias: carros e caminhões.

Pronto para 2012
E as inscrições para o Rally Dakar 2012 já foram feitas! Novamente, a equipe brasileira fará parte da competição sendo a única no mundo a participar em três categorias simultaneamente. “Será um marco em nossa história a próxima edição do Rally Dakar e queremos mostrar nossa evolução e profissionalismo em todos esses anos”, conclui André.

O próximo desafio da Petrobras Lubrax no Brasil será o Rally dos Sertões, que acontecerá no mês de agosto, e passará por cinco Estados brasileiros – Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

Sobre a Equipe Petrobras Lubrax
Pioneira no esporte, a Equipe Petrobras Lubrax ficou conhecida por ter sido a primeira a ter participado do Rally Dakar, em 1988. Com o passar dos anos ela manteve a sua evolução e hoje é a única equipe do mundo a competir o Dakar em três categorias simultaneamente: moto, carro e caminhão. Também possui o maior número de vitórias no Rally dos Sertões: dez no total. Atualmente, a Equipe Petrobras Lubrax compete nas principais provas nacionais e internacionais, conquistando sempre resultados de excelência e representando com seriedade e dedicação o seu País.

Publicidade

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Renov, BorgWarner, Mahle, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Fazenda Real, Eye to Eye, SCHIO, Pro Tork, Inmarsat e Artfix.