Publicidade
Foto: Antonio Chiari Filho, piloto

Foto: Antonio Chiari Filho, piloto

Ayrton Senna, Valentino Rossi, Alex Barros e Rubens Barichello iniciaram suas carreiras precocemente, entre 4 e 8 anos. EntÆo, para se forjar um campeÆo, a idade ‚ fator primordial para um futuro esportivo bem-sucedido. Um bom exemplo ‚ Antonio Chiari Filho, de apenas 9 anos, vice-l¡der do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, categoria 125 cc. Na etapa de Campo Grande (MS), o menino-piloto, da Equipe Lightz Racing Junior, conquistou sua primeira vit¢ria na temporada.  o piloto mais jovem a vencer uma prova oficial no Brasil. J  na prova de Cascavel (PR), ele chegou em segundo. Na classifica‡Æo geral, Toninho est  a apenas 16 pontos da l¡der do certame, Ana Lima, uma mulher de 26 anos.

Pa¡s do futebol, como uma crian‡a foi gostar da motovelocidade? Tudo come‡ou quando Toninho tinha seis anos e freqentava a escolinha de motociclistas do tio Leonel, que ficava na Pra‡a Campos de Bagatelli, em Santana, bairro da zona Norte de SÆo Paulo. Aos domingos, tio Leonel reunia cerca de 10 mini-motos e dava a oportunidade para que as crian‡as aprendessem a arte de se equilibrar em um ve¡culo de duas rodas.

Durantes muitos meses, o pai de Toninho, Antonio Chiari, teve que lev -lo … pra‡a para as famosas aulas. Era uma brincadeira que cativava aquele aprendiz de piloto. Num determinado dia, tio Leonel ofereceu ao menino uma mini-moto Ninja, vermelha, toda carenada e bem equipada. O cora‡Æo de Toninho acelerou com aquela oportunidade de ser dono de uma motinho. Seus olhos brilhavam quando falava na mini-moto. Depois de tanto insistir, o pai cedeu aos incont veis pedidos do filho. E l  iam, todos os domingos, para as aulas de pilotagem.

Publicidade

Num desses domingos, Toninho foi convidado por Marco Antonio Granado – pai de Eric Granado, tamb‚m de 9 anos e piloto da 125 cc – para participar de corridas com mini-motos no Kart¢dromo Schincariol, em Itu (SP).

Em 2003, a ninja de Toninho nÆo rendia o esperado. Seu nervosismo e insatisfa‡Æo com o equipamento eram evidentes. EntÆo apareceu nova oportunidade de comprar uma outra motinho mais competitiva: uma Galvani, modelo mais adequado para provas de motovelocidade.

A amizade entre os pais da crian‡ada deu mais um upgrade na vida esportiva dos futuros pilotos da MotoGP. Eles resolveram comprar 10 motores Zanella, importados da Argentina, com o objetivo de deixar as motinhos iguais, com mesma cilindrada e potˆncia. O diferencial seria decidido no “bra‡o”.

Outro fator primordial para o crescimento do piloto Toninho Chiari foi o contato com o mecƒnico Adilson Giurlani, o Xincha, homem simples, equilibrado, calmo e com um vasto conhecimento mecƒnico. Xincha deu aulas preciosas para Toninho. Detalhes de como ter um melhor rendimento dentro da pista, al‚m do suporte psicol¢gico, muito importante para conter a gana e a ansiedade de um menino de oito anos.

Publicidade

CURRÖCULO – A f¢rmula “experiˆncia somada ao talento” dos dois deu bons frutos. Ano passado, nas oito etapas do campeonato realizado em Itu, Toninho Chiari venceu seis etapas e conquistou mais dois segundos lugares. EntÆo, Toninho foi o campeÆo da modalidade mini-moto do Torneio Megacycle Schincariol. Ainda em 2004, o menino-piloto conquistou, tamb‚m, o Campeonato Paulista de Mini-moto, prova organizada pela Federa‡Æo Paulista de Motociclismo.

Este ano, a Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM) possibilitou o ingresso de jovens valores … sua categoria-escola. Em mar‡o, 15 pilotos alinharam no grid em Interlagos (SP). No mesmo ritmo das rpms de seu cora‡Æo, Toninho Chiari acelerou forte na sua estr‚ia e conquistou os primeiros 20 pontos de sua mete¢rica carreira. Hoje, Toninho conta com o apoio de Marcelo Anast cio, misto de mecƒnico e conselheiro.  ele quem prepara a moto e d  conselhos ao jovem talento. “Toninho presta aten‡Æo nos m¡nimos detalhes e todas as dicas, informa‡äes, passadas do box sÆo exaustivamente testados na pista”, conta Marcelo.

“Sou uma crian‡a muito feliz, por que fa‡o o que gosto. Estudo, tenho aulas de inglˆs, brinco com meus amigos, ando de bicicleta, jogo videogame, jogo futebol no clube e piloto uma moto. Sei da minha responsabilidade, mas tamb‚m sei de meu potencial. Sonho, um dia, pilotar no mundial de motovelocidade”, conta o ambicioso Toninho Chiari.

PERFIL DO PILOTO – Nome: Antonio Chiari Filho / Data de Nascimento: 31/01/1996
Idade: 9 anos / Cidade: SÆo Paulo / N£mero: 17
Equipe: Lightz Racing Junior / Categoria: 125 cc
Moto: Honda CG 125 KS

Publicidade

Apoio/Patrocinadores: AlemÆo Rodas, Orbital, Sidi, Pro Heads, Samacar Racing, Shark e Alex Shop