Publicidade
Classe Sports EV

Classe Sports EV

A primeira série de corridas de veículos elétricos deveria começar em Silverstone, Inglaterra, em 6 de agosto próximo, mas atrasou e agora deve iniciar com dois eventos em Laguna Seca, na Califórnia, em novembro, e na Auto Club Speedway, em dezembro – e continuar em 2012 com uma série completa.

Sylvain Filippi, diretor gerente da EV Cup, diz que “O interesse pela copa de veículos elétricos tem sido fantástico, especialmente nos Estados Unidos, e por isso quisemos ter os dois primeiros eventos lá este ano. Planejamos ter a série inteira em 2012 e depois voltar à Europa.”

A série será de sete corridas com duas classes de carros elétricos sem emissões: a Classe City EV e a Classe Sports EV.

Publicidade

A City é limitada a carros citadinos de produção, THINK City modificados para especificações de competição com redução de peso e as mais atualizadas tecnologias de motor e baterias.

Classe City EV

Classe City EV

A Classe Sports EV é especificada para pilotos experimentados em corridas de carros de rodas abertas, como o iRacer da Westfield Sportscars de 260 hp e 660 Nm. Para criar uma carroçaria aerodinamicamente eficiente e de baixo custo, ele é construído de uma gama de materiais que inclui compósitos, alumínio, plásticos recicláveis e uma ‘pele’ de lycra esticada sobre uma estrutura em alumínio.

A Westfield admite que o uso de tecido limita sua capacidade de uso na rua mas é muito interessante para pista, com sua capacidade de ser trocada em muito pouco tempo em cores e logotipos de patrocinadores.

Publicidade

O iRacer chega a 96 km/h em menos de cinco segundos, atinge 185 km/h e é equipado também com um botão de boost para manobras de ultrapassagem.

Uma terceira classe é a de Protótipos EV, que em vez de corridas seguirá um formato de ensaios de tempo mínimo em circuitos de rua e de pistas. Esta classe é projetada para mostrar os mais recentes carros elétricos não de produção, com pouquíssimas limitações de desenho, peso ou potência.

Em setembro do ano passado o grupo de EV Cup organizou a primeira ‘eco car parade’ (parada de carros ecológicos) no The Mall londrino, numa tentativa de gerar interesse em carros elétricos e mostrá-los como o ‘futuro do automóvel’. A esperança dos envolvidos é mudar a imagem dos carros elétricos de urbaninos para uma de carros altamente desejáveis e de alto desempenho.

Filippi: “Queremos mostrar que o esporte motor verde é uma realidade – excitante, ainda por cima.”

Publicidade