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A 390 Duke marcou uma nova era para a KTM, fortalecendo sua operação como uma fabricante global de motos para uso em vias abertas. Naturalmente, é um dos principais sucessos recentes da marca – e até ganhou uma nova geração nas últimas semanas. Mas quais os principais atributos desta naked apimentada e monocilíndrica?

KTM 390 Duke: preço, potência, ficha técnica

Em 2013 foi lançada mundialmente a 390 DUKE, ocupando o espaço logo abaixo das irmãs de maior cilindrada da família. Uma moto desenvolvida na KTM em Mattighofen. Entretanto, era montada parceira Bajaj em Pune, na Índia – ainda sob o crivo dos testes de qualidade na Áustria.

ktm 390 duke 2024

A KTM 390 Duke foi a primeira moto da marca a ter distribuição global, oferecida em mais de 80 países. Agora, uma nova geração está chegando

A moto chegou ao Brasil em 2015, já nacionalizada e montada na fábrica parceira da Dafra, em Manaus (AM). Aliás, a 390 DUKE também foi a primeira da marca a ser distribuída mundialmente por meio de mais de 20 subsidiárias, para mais de 1.250 concessionárias KTM em 80 países.

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O modelo chegou apresentando design compacto. O motor era um monocilíndrico com comando duplo de válvulas (DOHC) e 375 cm³. Uma usina gerando potência de 44 cv a 9.500 rpm e torque de 3.5 kgf.m a 7.250 rpm.

KTM 390 Duke

Duke 390 foi lançada em 2013 e chegou ao Brasil em 2015, através de uma parceria com a Dafra

Além disso, o chassi já exibia a bela treliça em tubos de aço e o braço oscilante da suspensão na traseira feito em alumínio fundido. Os componentes de suspensão eram da WP, os freios a disco desenvolvidos pela Embobo e sistema ABS de dois canais 9Mb da Bosch.

Segundo a marca, o modelo atingia velocidade máxima logo acima dos 160 km/h reais e, com o tanque de 11 litros, tinha autonomia de aproximadamente 240 km. Isso porque o consumo médio era de 22 km por litro. Por fim, a KTM 390 Duke chegou disponível nas concessionárias exclusivas da marca com preço público sugerido de R$ 21.990 – em 2015.

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KTM 390 Duke

Modelo já chegou exibindo chassi de treliça

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Segunda geração KTM 390 Duke

A segunda geração da KTM 390 Duke surgiu pela primeira vez no Salão de Milão, o EICMA, em 2016. Mas foi lançada no Brasil só um ano depois, no Salão Duas Rodas de São Paulo, em 2017. No entanto, somente em meados do mês de maio, a naked foi oferecida nas concessionárias que comercializam motocicletas da marca austríaca.

ktm duke 390 2017

Nova geração surgiu em 2016 e chegou ao Brasil um ano depois, com muitas mudanças

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Na época, a espera parecia ser compensada pelas melhorias trazidas para o modelo. Afinal, a novidade já atendia às rigorosas normas antipoluição vigentes na Europa. A naked ainda era movida pelo motor monocilíndrico com duplo comando no cabeçote de 373,2 cm³. Mas a usina era capaz de entregar 44 cv em 9.000 rpm e torque de até 3,77 kgfm em 7.000 rpm.

 

Novo visual e preço

No visual, a 390 Duke foi inspirada na 1290 Super Duke. Ganhou novos faróis de leds verticais e instrumentação com display digital com conectividade com smartphone. Além disso, outro ponto que também melhorou foi a capacidade do tanque de combustível. Agora, há espaço para 2,4 litros a mais – totalizando 13,4 litros.

Uma série de evoluções técnicas marcaram a segunda geração, mas o mais visível foi o visual. Agressivo e repleto de ângulos era inspirado na KTM 1290 Super Duke

A nova KTM 390 Duke tinha peso de 149 kg a seco. As rodas eram de liga leve, de 17 polegadas. Os pneus de perfil esportivo eram Metzeler M5. Entretanto, quanto à suspensão, na dianteira havia o garfo invertido de 43 mm de diâmetro e 142 mm de curso, com assinatura WP. Enfim, atrás estava o monoamortecedor com 150 mm de curso.

Os freios seguiram sendo desenvolvidos em parceria com a Brembo, com disco de 320 mm na frente. Já a traseira recebeu disco simples de 230 mm de diâmetro e ABS de série, com sistema Bosch 9MB de dois canais que pode ser desabilitado. Por fim, essa novidade custava, em 2018, R$ 23.990 – segundo o preço público divulgado.

 

Preço e vendas da KTM 390 Duke

No Brasil a 390 Duke chegou representada pela Dafra, mas algum tempo depois a KTM deixou de ser representada pela marca no Brasil e passou para a atual Factory Powersports. Por aqui, apesar dos atributos, o modelo nunca foi um estouro de vendas.

preço ktm 390 duke

KTM 390 Duke tem iluminação full LED, suspensões WP, painel TFT, motor de 44 cv e comportamento apimentado, mas preço chega perto dos R$ 40 mil nas lojas

De 2019 a 2021 emplacou apenas 643 unidades, segundo a Fenabrave. Em 2022, foram 113 motos. Para comparação, a principal concorrente Yamaha MT 03 vendeu 7.674 novas motos só no ano passado.

Uma das possíveis justificativas para os números tímidos são os desafios do mercado local, que impõem adversidades logísticas e burocráticas, afetando serviços como venda, assistência técnica e disponibilidade de peças de reposição. Além disso, o preço elevado pode acabar afastando alguns potenciais compradores. Atualmente o modelo tem preço sugerido de R$ 32.990, mas é encontrado nas lojas por aproximadamente R$ 38.928.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]