Publicidade

Após o lançamento da esportiva R 15, a naked MT 15 passou a ser uma das motos mais aguardadas pelos fãs da marca aqui no Brasil. Contudo, sua vinda é improvável, uma vez que seu lugar no lineup já é ocupado por outro modelo, a FZ 15. Afinal, a MT é melhor que a FZ? O que estamos perdendo com sua ausência em nosso mercado?

 

MT 15 é melhor que FZ 15? 

A MT-15 é uma pequena naked com apelo esportivo. Adota a mesma base da carenada YZF-R15 lançada neste ano no Brasil. Desta forma, ambas estão equipadas com motor monocilíndrico de 155 cc, com arrefecimento a ar e comando de válvulas variável, que gera 18,8 cv a 10.000 rpm e 1,5 kgm de torque a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 marchas, com embreagem assistida e deslizante.

MT 15

A pequena MT-15 é um modelo global da marca e costuma ser oferecido junto da ‘irmã’ R15. Será que teremos essa dobradinha aqui no Brasil, também?

Publicidade

Neste sentido, a FZ 15 é totalmente diferente. Ao invés do desempenho, mira na robustez e baixo consumo. Por isso usa o mesmo motor de 150 cc visto nas Crosser, Factor e Fazer. É Bicombustível e tem arrefecimento a ar, entregando ‘apenas’ 12,4 cv de potência e 1,3 kgf.m de torque, a 7.500 e 6.000 rpm, no etanol. Na gasolina, a potência cai para 12,2 cv. Já o câmbio é de 5 velocidades, com embreagem convencional.

Qual a mais equipada?

A Yamaha MT 15 conta com controle de tração e ABS na roda dianteira de série. Outro destaque é a suspensão com garfo dianteiro invertido e o monocross com link na traseira. O conjunto oferece ainda painel digital com conectividade com o smartphone e farol e lanterna em LED. Contudo, essa configuração costuma variar um pouco entre os países onde o modelo está disponível.

fz-15-fazer-150-2023-2-800x420

Apesar da ficha técnica mais modesta, a FZ 15 não desaponta no quesito itens de série. É uma das mais equipadas da categoria por aqui

Por sua vez, a FZ 15 é uma das mais completas em sua categoria aqui no Brasil. Tem freio ABS na roda dianteira (e disco na traseira), lanterna traseira em LED, painel digital completo e rodas de 17 polegadas calçadas com pneus radiais. A suspensão dianteira robusta tem tubos grossos (de 41 mm) e suspensão traseira monoamortecida. Outro destaque é o farol, composto por um canhão de luz e DLR – tudo em LED.

Publicidade

Veja também:

MT 15 é mais cara que FZ 15?

A Yamaha MT 15 é o modelo naked de baixa cilindrada de entrada na família Master of Torque. Um produto global, disponível em inúmeros países, apresentando diferentes versões entre eles. Desta forma, não há como superar a motocicleta, trata-se de uma máquina ao estilo das MT 03, MT 07 e MT 09 – uma “mini” MT.

Já a Fazer 150 FZ 15 é um modelo nascido para mercados emergentes, como a Índia e Brasil. Ela herda o design da FZ 25, a nova geração da Fazer 250, e aposta numa proposta com linhas populares nas street tradicionais asiáticas. Embora a MT 15 também seja uma indiana…

Apesar das semelhanças, FZ 15 e MT 15 têm propostas distintas. A FZ tem projeto mais simples e mira no baixo custo de manutenção

Publicidade

Curiosamente, em alguns mercados os dois modelos dividem espaço nas lojas. É o que acontece na Índia, onde a diferença de preço é gritante. Por lá, a MT 15 custa 40% mais que a FZ 15. São 167.200 rúpias, contra 116.200. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 9.900 e R$ 6.900.

mt 15 não virá ao brasil

Em países do exterior, a MT 15 chega a custar 40% mais que a FZ. Já no Brasil, FZ 15 e R15 estão próximas demais para caber outro modelo enetre elas

Aqui no Brasil, a FZ 15 tem preço sugerido de R$ 18.590. Já a R 15, irmã carenada (e naturalmente mais cara) da MT 15, tem PPS de R$ 18.990. Ou seja, não há espaço para encaixar a MT neste diminuto espaço no lineup. Por isso, a vinda da MT é improvável – mas não foi vetada publicamente pela Yamaha.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]