Foto: A chuva obrigou o cancelamento da etapa

Excesso de chuva cancela a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Foto: A chuva obrigou o cancelamento da etapa

Foto: A chuva obrigou o cancelamento da etapa

A chuva forte e constante que caiu em Guaporé, RS, desde o início da noite de sábado até o início da tarde deste domingo provocou o cancelamento das provas da 250, 600 e 1000cc do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade e das provas do Gaúcho da modalidade.

A decisão foi tomada logo após a realização da prova da 125cc, que teve a vitória do gaúcho Rafael Portaluppi (Transportes Rodoluppi).

Desde o início da manhã, as atividades tiveram os horários remanejados por consequência do mau tempo. As categorias 250cc e 1000cc sequer entraram na pista nesse domingo e a bateria da 125cc foi realizada com quatro voltas a menos que o previsto.

Diversos pontos de alagamento se formaram pelo circuito e acidentes graves poderiam acontecer, sobretudo com motocicletas 600cc e 1000cc. Com mais de 40 anos de motociclismo, o ex-piloto e atual diretor de provas da CBM, Paulo Della Flora, foi o responsável por anunciar a decisão, que levou em conta a preocupação primordial com a segurança dos pilotos.

-Não foi uma decisão fácil e ela demorou muito para ser tomada em definitivo. Fomos até onde dava. Fizemos duas avaliações do traçado e concluímos que a pista não tinha mínimas condições de segurança. Como representantes máximos do motociclismo nacional, não podemos colocar em risco a integridade física de nossos atletas-, explicou Della Flora.

Sob forte chuva, Portaluppi venceu na 125cc, se aproximou muito do título do brasileiro e faturou o Campeonato Gaúcho da categoria. O piloto largou mal, mas se recuperou rapidamente e assumiu a liderança da prova ainda na primeira volta. A partir de então, controlou a vantagem até a bandeira quadriculada. Rodrigo Borges (Protec Motos/Milani) terminou em segundo, seguido por Sílvio Garcia (Tininho Motos/Madesul).

O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o patrocínio de Pirelli, Servitec e Silmar. A etapa de Guaporé foi uma realização da Federação Gaúcha de Motociclismo com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Resultado categoria 125cc
1 Rafael Portaluppi (Transportes Rodoluppi)
2 Rodrigo Machado (Protec Motos/Milani)
3 Silvio Garcia (Tininho Motos/Madesul)
4 Rafael Eidt (Alemão Motos)
5 Tiago Ramos (Kanguinha Motos)