Publicidade

O presidente da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, Vito Ippolito, aprovou nesse domingo (1), em reunião no circuito de Silverstone, na Inglaterra, o projeto do novo Autódromo Internacional de Brasília, com isso o Brasil já é quase certo como sede de uma prova da Moto GP™, provavelmente em setembro de 2014.

FIM aprova projeto de reforma do Autódromo de Brasília com poucas alterações

FIM aprova projeto de reforma do Autódromo de Brasília com poucas alterações

“A FIM solicitou que fossem feitas algumas mudanças no projeto, mas deu sinal verde, vai ter a prova. Agora estamos definindo a data, provavelmente em setembro. Com mais essa vitória o Brasil passa, hoje, a ser um dos locais mais visados para realizar eventos. Apesar da distância com América do Norte e Europa, estamos conseguindo trazer as principais competições para o País”, destacou Firmo Henrique Alves, presidente da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

O projeto do novo Autódromo foi apresentado por uma comitiva brasileira, formada por Firmo Henrique Alves, presidente da CBM, Carlos Senise, presidente da FMDF – Federação de Motociclismo do DF, Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal, e os secretários de Comunicação do DF, Ugo Braga; de Esporte, Júlio Riberio; e de Assuntos Internacionais Odilon Frazão.

Publicidade

A última prova do Mundial de Motovelocidade no Brasil foi em 2004, no extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro,  onde foi construído o Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016. O país já havia sediado uma prova no circuito de Interlagos em 1992, além de três provas em Goiânia entre 1987 e 1989.

Além do Mundial de Velocidade, o renascimento do Autódromo de Brasília criará condições para que a motovelocidade nacional também seja beneficiada pois o país anda carente de autódromos que ofereçam condições para a prática de esportes a motor em duas (e quatro) rodas, já que a motovelocidade é um esporte perigoso e exige infaestrutura de segurança adequada.

Projeto do novo Autódromo de Brasília apresentado à FIM em Silverstone

Projeto do novo Autódromo de Brasília apresentado à FIM em Silverstone

Publicidade

 

Neste momento de festa não podemos nos esquecer da SBK-DF – Associação dos Pilotos de Motovelocidade de Brasília, que foi quem fez o primeiro pedido de socorro para o Autódromo de Brasília, em outubro de 2012, despertando a atenção do GDF (Governo do Distrito Federal) e da CBM, levando a público o precário estado de conservação em que aquele autódromo se encontrava, exigindo mudanças urgentes e significativas, prevendo acontecimentos terríveis como a morte da piloto Vanessa Daya em julho deste ano, perda lamentável para o esporte brasileiro.

Leia mais sobre o Autódromo de Brasília:  clique aqui

Publicidade