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Com um visual renovado e inovações técnicas no motor e na suspensão traseira, chega ao mercado no final de outubro o novo Honda PCX, scooter líder em vendas no Brasil desde seu lançamento em 2013. Como todo scooter, o veículo se caracteriza pela praticidade, facilidade de pilotagem e agilidade nos grandes centros urbanos.

Produzido em Manaus (AM), o PCX 2016 recebeu algumas importantes mudanças técnicas para manter-se atualizado em relação ao mercado e aos anseios dos consumidores que cada vez mais buscam um veículo prático para uso urbano. Da dianteira à traseira, tudo mudou no visual do Honda PCX versão 2016. Alguns dos principais destaques são os novos conjuntos de carenagens, de linhas retas que dão ao PCX um estilo moderno e jovial. O novo conjunto óptico tem área maior e agora conta com lâmpadas em LED para o farol, lanterna e indicadores de direção, inovação inédita no segmento.

O painel de instrumentos foi redesenhado e mescla informações analógicas e digitais que trazem todos os parâmetros do funcionamento da motocicleta. Inclui velocímetro, hodômetro total, medidor de combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática. Outro destaque fica para o ponteiro do velocímetro (tipo flutuante) que acompanha a borda do marcador. Com novo formato e textura, o assento está mais anatômico e permite maior liberdade de movimento. Com altura de 761 mm em relação ao solo, facilita o apoio dos pés no chão e oferece um maior sensação de segurança e conforto ao piloto.

As inovações do PCX 2016 refletem a evolução do modelo em relação à praticidade e conforto. O porta-objetos embutido no painel frontal ganhou mais espaço e a novidade é a tomada de 12 volts, muito útil para adaptar carregadores de celular ou utilizar um GPS, por exemplo. Outro item importante é a inclusão do pisca-alerta. O compartimento sob o banco é realmente um atrativo à parte e característico do modelo. Aberto por meio de um botão, permite acomodar objetos pessoais como capacete fechado, pequenas bolsas, pastas, sacolas de compras, livros entre outros objetos. Outro item de comodidade do novo PCX 2016 é a trava que possibilita manter o assento em posição aberta, para facilitar o acesso ao porta-objetos. Na traseira, as alças do garupa têm novo formato, além de vir preparada para instalar suporte de bauleto.

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Detalhes do PCX 2016: banco mais macio, novo painel, tomada 12V no porta-luvas e o enorme compartimento sob o banco

Detalhes do PCX 2016: banco mais macio, novo painel, tomada 12V no porta-luvas e o enorme compartimento sob o banco

O PCX 2016 mantém o exclusivo sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automático do motor, por exemplo, em paradas de semáforo, e com funcionamento automático após o acelerador ser acionado. A tecnologia, ainda inédita no segmento, permite uma razoável redução no consumo de combustível e também na emissão de poluentes. No modelo 2016, este sistema também monitora o nível de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.

Um novo motor foi desenvolvido para o modelo 2016, com capacidade volumétrica ligeiramente menor: 149,3 cc, contra 152,9 cc da versão anterior. A iniciativa visou uma adequação aos padrões técnicos de emissão de poluentes exigidos pela segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), prevista para vigorar a partir de janeiro de 2016. O resultado final, segundo informa a Honda, após ajustes no módulo de injeção eletrônica (ECU) apontou sensível melhora na economia de combustível, sem interferência ao desempenho e pilotagem.

Duas versões com diferença apenas pela pintura das rodas

Duas versões com diferença apenas pela pintura das rodas

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O propulsor do PCX 2016 é monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido. A potência máxima de 13,1 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm garantem agilidade e arrancadas vigorosas em qualquer situação. o PCX tem partida elétrica e relação de transmissão automática continuamente variável CVT (V-Matic) facilita a vida por não exigir trocas de marchas.

Outra novidade incorporada ao PCX são os novos amortecedores traseiros. Redimensionados, oferecem maior resistência a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e garupa, que ajusta uma característica notada por Motonline e também por alguns consumidores em relação à versão anterior do modelo, muito duro na traseira. O chassi do tipo berço em tubos de aço, com distância entre eixos de 1.315 mm, mantém estrutura rígida e eficiente para uma pilotagem tranquila e agradável. A capacidade do tanque de combustível aumentou para 8 litros, um pouco mais de dois litros quando comparada com o do modelo anterior (5,9 litros), garantindo maior autonomia ao PCX 2016.

Novas lanternas em LED

Novas lanternas em LED

O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 100 mm de curso, agora mais reforçado, e na traseira conta com sistema de duplo amortecimento e curso de 85 mm. As rodas de 14” têm pneus 90/90-14M/C 46P (dianteira) e 100/90-14M/C 57P (traseira), de ótima capacidade de manobra em situações adversas. Ele dispõe de sistema de freios CBS (Combined Brake System), que distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro, garantindo mais segurança e eficácia, principalmente em situações de emergência. Na frente, o disco possui diâmetro de 220 mm e cáliper de duplo pistão. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm.

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Outro importante destaque é o novo período de garantia, inédito na categoria, agora com três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões. O PCX 2016 será oferecido em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza Metálico e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços públicos sugeridos são R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX), com base no Estado de São Paulo, e sem as despesas de frete e seguro.

Ficha Técnica Honda PCX 2016

Ficha Técnica Honda PCX 2016

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.