A PCX é o maior sucesso da Honda quando o assunto são scooter. E ela está de aniversário, celebrando 10 anos de vendas no Brasil. Nessa década, mais de 280 mil unidades foram emplacadas, concretizando seu inegável sucesso por aqui. Mas será a melhor scooter do mercado? Veja alguns pontos positivos e contra do modelo.
Honda PCX 10 anos (motivos para comprar)
Vale lembrar que a PCX está em sua terceira geração por aqui. A mais recente versão da scooter foi apresentada em 2022 e se destaca pelo motor de 160 cc e pacote eletrônico com recursos inéditos até então, como controle de tração. Saiba mais sobre ela aqui.
1 – Revenda da Honda PCX
A Honda PCX tem ampla aceitação no mercado. Afinal, frisando: são 10 anos e quase 300 mil motos vendidas. O modelo é líder da categoria desde que chegou e somente no último ano, foram cerca de 38 mil unidades emplacadas. Ou seja, espere por grande disponibilidade de peças no mercado e boa aceitação na hora da revenda.
2 – Produto constantemente atualizado
Em dez anos, já tivemos três gerações nas lojas. Ou seja, é um produto global da marca, que compartilha no Brasil muito das melhores tecnologias que a Honda dispõe no exterior. Falando na terceira geração, ela se destaca pelo ganho de potência com o novo motor de 160 cc (16 cv), visual revisto, tomada USB, controle de tração e espaço maior sob o banco, com 30 litros. Além disso, tem nova suspensão traseira, buscando conforto.
3 – Honda PCX tem bom desempenho
Outro motivo para cogitar a compra de uma Honda PCX em 2023 é o comportamento da atual geração da scooter. Com a nova motorização, a potência passou de 13,2 cv para 16 cv. Já o torque foi de 1,38 kgfm para 1,5 kgfm. Na prática, isso significa acelerações muito melhores e top speed na casa dos 120 km/h (painel), possibilitando até uso moderado em rodovias. A economia também melhorou. Em nosso primeiro teste, fez cerca de 45 km por litro ao rodar na cidade.
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Agora, três razões para fugir…
1 – Não tem ABS nas duas rodas
A Honda PCX 2023 segue disponível em três versões, porém, nenhuma delas tem freio ABS nas duas rodas. As PCX ABS e DLX oferecem o sistema somente na dianteira, enquanto a de entrada CBS adota apenas o sistema combinado, que distribui a frenagem entre ambas as rodas.
2 – Sem opções de cores
Falando em versões, há uma curiosidade negativa: cada uma das versões está disponível em somente uma cor. Desta forma, é impossível comprar uma branca com o belo acabamento da DLX, assim como não há como levar para casa uma cinza com ABS, por exemplo. Além disso, o tradicional ‘vermelho Honda’ não é encontrado em nenhuma das versões.
3 – Preço de mercado acima do sugerido
Outro ponto negativo da Honda PCX 2023 é o preço praticado pelo mercado. Segundo a tabela fipe, nas lojas a scooter costuma custar 20% mais do que o sugerido pela fabricante. Por exemplo: a PCX CBS tem preço anunciado de R$ 16.800, mas acaba sendo negociada por aproximadamente R$ 21.164 nas concessionárias. Assim, a versão de entrada acaba custando mais para o consumidor que o preço sugerido pela topo de linha, DLX.