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A PCX é o maior sucesso da Honda quando o assunto são scooter. E ela está de aniversário, celebrando 10 anos de vendas no Brasil. Nessa década, mais de 280 mil unidades foram emplacadas, concretizando seu inegável sucesso por aqui. Mas será a melhor scooter do mercado? Veja alguns pontos positivos e contra do modelo.

Honda PCX 10 anos (motivos para comprar)

Vale lembrar que a PCX está em sua terceira geração por aqui. A mais recente versão da scooter foi apresentada em 2022 e se destaca pelo motor de 160 cc e pacote eletrônico com recursos inéditos até então, como controle de tração. Saiba mais sobre ela aqui.

 

1  – Revenda da Honda PCX

A Honda PCX tem ampla aceitação no mercado. Afinal, frisando: são 10 anos e quase 300 mil motos vendidas. O modelo é líder da categoria desde que chegou e somente no último ano, foram cerca de 38 mil unidades emplacadas. Ou seja, espere por grande disponibilidade de peças no mercado e boa aceitação na hora da revenda.

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honda pcx 2013

Sucesso no Brasil desde seu lançamento em 2013, a PCX costuma ter ótima revenda. Além disso, é fácil encontrar peças e manutenção

 

2 – Produto constantemente atualizado

Em dez anos, já tivemos três gerações nas lojas. Ou seja, é um produto global da marca, que compartilha no Brasil muito das melhores tecnologias que a Honda dispõe no exterior. Falando na terceira geração, ela se destaca pelo ganho de potência com o novo motor de 160 cc (16 cv), visual revisto, tomada USB, controle de tração e espaço maior sob o banco, com 30 litros. Além disso, tem nova suspensão traseira, buscando conforto.

Honda PCX

Constantemente atualizada, a PCX tem smartkey, iluminação full LED, sistema idling stop, controle de tração, tomada 12V e muito mais

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3 – Honda PCX tem bom desempenho

Outro motivo para cogitar a compra de uma Honda PCX em 2023 é o comportamento da atual geração da scooter. Com a nova motorização, a potência passou de 13,2 cv para 16 cv. Já o torque foi de 1,38 kgfm para 1,5 kgfm. Na prática, isso significa acelerações muito melhores e top speed na casa dos 120 km/h (painel), possibilitando até uso moderado em rodovias. A economia também melhorou. Em nosso primeiro teste, fez cerca de 45 km por litro ao rodar na cidade.

PCX

Novo motor deixou a PCX muito mais esperta e potente. E mais econômica, também

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Agora, três razões para fugir…

1 – Não tem ABS nas duas rodas

A Honda PCX 2023 segue disponível em três versões, porém, nenhuma delas tem freio ABS nas duas rodas. As PCX ABS e DLX oferecem o sistema somente na dianteira, enquanto a de entrada CBS adota apenas o sistema combinado, que distribui a frenagem entre ambas as rodas.

 

2 – Sem opções de cores

Falando em versões, há uma curiosidade negativa: cada uma das versões está disponível em somente uma cor. Desta forma, é impossível comprar uma branca com o belo acabamento da DLX, assim como não há como levar para casa uma cinza com ABS, por exemplo. Além disso, o tradicional ‘vermelho Honda’ não é encontrado em nenhuma das versões.

Cada versão do modelo chega em apenas uma única opção de cor…

 

3 – Preço de mercado acima do sugerido

Outro ponto negativo da Honda PCX 2023 é o preço praticado pelo mercado. Segundo a tabela fipe, nas lojas a scooter costuma custar 20% mais do que o sugerido pela fabricante. Por exemplo: a PCX CBS tem preço anunciado de R$ 16.800, mas acaba sendo negociada por aproximadamente R$ 21.164 nas concessionárias. Assim, a versão de entrada acaba custando mais para o consumidor que o preço sugerido pela topo de linha, DLX.

preço honda pcx 2023

Infelizmente, o preço praticado pelas concessionárias é bem acima do sugerido pela fabricante quando se fala na PCX. E é assim que mesmo a versão com freios CBS custa mais de R$ 20 mil para o consumidor final

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]