Honda apresenta Relatório de Iniciativas Socioambientais

Honda apresenta Relatório de Iniciativas Socioambientais

Honda apresenta Relatório de Iniciativas Socioambientais

Relatório anual da Honda South America divulga ações ambientais e programas sociais realizados pela empresa em 2007

Responsabilidade social e sustentabilidade fazem parte da história da Honda desde a sua fundação, em 1948, no Japão. Essa tem sido uma das bases que fazem da empresa uma das mais respeitadas em seu segmento de atuação.

E por acreditar que é direito do cidadão conhecer as práticas empresariais aplicadas no manejo consciente dos recursos naturais e as contribuições dedicadas ao desenvolvimento das sociedades regionais que hospedam suas atividades, a Honda divulga seu primeiro Relatório de Iniciativas Socioambientais com base nas ações realizadas no Brasil em 2007 e também em períodos anteriores.

O relatório é uma amostra das atividades socioambientais desenvolvidas pelas unidades fabris da Honda: a Moto Honda em Manaus (AM), a Honda Automóveis em Sumaré (SP), bem como pelas unidades administrativas e de suporte instaladas no país.

“Até então, a Honda não divulgava suas contribuições por entender que valores como responsabilidade social e sustentabilidade se tratavam de pré-requisitos para a existência de uma organização, e não diferenciais a serem comunicados como estratégia de marketing”, diz Paulo Shuiti Takeuchi, diretor de Relações Institucionais da Honda. Segundo ele, “com esse primeiro relatório, o objetivo da Honda é oferecer à sociedade uma visão geral sobre suas iniciativas no país, pois hoje há demanda por esse tipo de informação”.

Juntos para o amanhã – Mundialmente adotado pela Honda, o lema “Together for Tomorrow” (“Juntos para o Amanhã”) sintetiza o espírito que norteia as atividades socioambientais da empresa, transmitindo que a união com as comunidades é o caminho para a construção de um mundo melhor para as gerações de hoje e do futuro. A pergunta “O que você tem feito para melhorar o mundo?”, apresentada no relatório, traduz um convite para que todos dêem sua contribuição.

Entre os temas abordados no Relatório de Iniciativas Socioambientais, destacam-se as atividades realizadas pela empresa na área de responsabilidade ambiental, que reforçam o empenho constante da Honda em conservar os recursos naturais.

O relatório também mapeia as ações socioeducativas desenvolvidas pela empresa, que incentivam as práticas educacionais e a integração com as comunidades. Já o tópico segurança no trânsito apresenta os cursos e palestra de pilotagem segura, além de campanhas de sensibilização que contribuem para harmonizar as relações no trânsito.

Por fim, com base no slogan mundial “The Power of Dreams” (“O Poder dos Sonhos”), o relatório traz a filosofia Honda e também o código de conduta para enfatizar que a trajetória da empresa foi “construída sobre sonhos”, ou seja, é a força dos sonhos que a move para transformar em realidade o desejo de superar desafios e expectativas.

Alcance abrangente – Além de preparar uma versão impressa, a Honda disponibilizou um canal online para divulgar na íntegra todo o conteúdo de seu primeiro Relatório de Iniciativas Socioambientais. O hot site está hospedado no site da Honda (www.honda.com.br).