Zanol e a Honda CRF 450X

Honda disputará Rally Dakar 2013 com Felipe Zanol

Zanol e a Honda CRF 450X

Zanol e a Honda CRF 450X

A Honda anunciou nesta segunda-feira (2/7) que irá participar com uma equipe oficial na categoria motocicletas do Rally Dakar, que acontecerá de 5 a 20 de janeiro de 2013 na América do Sul, passando, de Norte a Sul, por Peru, Chile e Argentina. A Honda já competiu nove vezes na categoria motocicletas do precursor do atual Rally Dakar, o Rally Paris-Dakar, de 1981 a 1989, e foi vencedora por cinco vezes. A última participação da marca no Rally ocorreu há 23 anos.

A equipe Honda, que se chamará Team HRC, incluirá o brasileiro Felipe Zanol, décimo colocado na competição neste ano, que traz uma grande experiência em provas de enduro; o português Helder Rodrigues, que foi o terceiro colocado no Rally Dakar 2012; além de Sam Sunderland (Inglaterra) e Javier Pizzolito (Argentina). Eles pilotarão o protótipo desenvolvido e produzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motocicletas da Honda, no Japão.

O protótipo é baseado na CRF450X. Kits de peças projetadas para uso no modelo padrão CRF450X também foram desenvolvidos e alguns deles serão disponibilizados para um número limitado de equipes.

“No Dakar, os competidores percorrem centenas de quilômetros por dia por mais de duas semanas. A categoria requer um tipo de motocicleta totalmente diferente de eventos como motocross e corridas em pista. Estamos buscando o pódio a partir deste primeiro ano”, diz Tetsuo Suzuki, Presidente da Honda Racing Corporation e Diretor de Operações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motocicletas da Honda.

“Estou muito feliz por competir no Dakar novamente. Espero fazer uma excelente prova”, diz o piloto brasileiro Felipe Zanol.