Publicidade
Foto: Divulgação Honda

Foto: Divulgação Honda

Os Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE), e os Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETCs), distribuídos por todo o País, superaram a marca de 50 mil motociclistas treinados em 2009.

Os cursos foram oferecidos a profissionais de órgãos públicos, empresas privadas e motociclistas regulares, como colaboradores da própria Moto Honda, clientes e representantes da imprensa especializada. Houve ainda treinamentos voltados especificamente à formação de novos instrutores que, após a conclusão do módulo, são responsáveis pela difusão dos conhecimentos a outros motociclistas.

Os treinamentos oferecidos pela Honda e por sua rede de concessionárias têm como objetivo aprimorar a habilidade de pilotagem do motociclista, para que ele possa enfrentar com com segurança diversas situações que ocorrem em seu dia a dia. Também é abordada a importância dos equipamentos de segurança, tanto para profissionais que utilizam a motocicleta em sua rotina de trabalho quanto para os cidadãos que fazem uso do veículo para locomoção.

Publicidade

Os cursos promovidos pelos CETHs em 2009 aconteceram não apenas nas dependências das unidades. Foram levados para mais perto dos motociclistas, com palestras educativas aos visitantes do Salão Duas Rodas 2009 (de 7 a 12 de outubro) e aos motociclistas profissionais participantes do Moto Check-Up (evento promovido diversas vezes ao ano pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Os treinamentos ministrados são divididos em uma parte teórica e outra prática. Na primeira, são abordados temas como características e comandos da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, postura básica, estratégias de condução e pilotagem no trânsito, entre outros. Na aula prática são aplicados exercícios em pista utilizando as técnicas ensinadas em sala de aula, como as de frenagem e de comportamento em curvas.

Acompanhando o exemplo da empresa, sua rede de concessionárias de motocicletas possui centros de treinamento com estrutura semelhante à oferecida pelos CETHs. Atualmente existem mais de 72 em plena atividade, promovendo orientações sobre pilotagem segura aos clientes e cursos gratuitos à população.

Desde 1998, quando o CETH iniciou suas atividades em Indaiatuba, complementadas pela unidade de Recife em 2006, já foram treinadas pelos instrutores dessas unidades 123.345 pessoas. Este trabalho contínuo reforça a filosofia mundial da empresa, que oferece não apenas produtos de qualidade, mas também garante aos seus usuários condições para usufruí-los com conforto e segurança.

Publicidade