Publicidade

Terminou hoje em Itupeva, a 72 quil“metros de SÆo Paulo, o Enduro SerrAzul, prova que valeu pelas etapas finais do Campeonato Brasileiro de Enduro 2003.

Depois de liderar os dois dias de competi‡äes o mineiro Jorge Balbi, atual campeÆo Brasileiro de Motocross, volta para casa com o trof‚u do SerrAzul nas mÆos.

Para o piloto, que correu sua primeira prova de enduro neste final de semana, a corrida foi disputad¡ssima. “Tive uma briga de segundos com os melhores do enduro. Me dei muito bem nos trechos de motocross, mas, mesmo andando forte, preciso me acostumar com a modalidade”, comentou Balbi.

Quem tamb‚m se deu bem com os resultados de hoje foi o mineiro Felipe Zanol, que j  tinha garantido o t¡tulo de campeÆo Brasileiro por antecipa‡Æo. Al‚m de ser o melhor da temporada na Geral do campeonato e fazer o segundo melhor tempo no SerrAzul, Zanol garantiu a vit¢ria na categoria 250cc, uma das mais disputadas da modalidade. “Foi uma prova muito boa, a n¡vel internacional. Minha diferen‡a para o Balbi foi de segundos. Nos trechos travados do enduro eu me dava bem e nas pistas do motocross ele levava a melhor. A ‘briga’ foi boa”, disse Zanol.

Publicidade

Motocross X Enduro

Para muitos pilotos experientes do enduro, a presen‡a de Jorge Balbi na prova do SerrAzul serviu como referˆncia para a evolu‡Æo da modalidade. Bernardo MagalhÆes, medalhista do Six Days, as olimp¡adas do enduro, e um dos maiores incentivadores do esporte, disse que mesmo com a vit¢ria de um piloto de motocross, a prova deste final de semana mostrou que o pessoal do enduro evoluiu muito na £ltima d‚cada. “H  dez anos, qualquer piloto de motocross que corresse uma prova de enduro vencia. Hoje, s¢ o campeÆo deles pode vencer em uma prova nossa.  s¢ ver os resultados. Durante os dois dias as diferen‡as nos tempos foram muito pequenas”, explicou MagalhÆes.

Para ele, isto ocorreu devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBM – Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo – nos £ltimos anos. “Eles incentivaram e ajudaram na cria‡Æo de uma sele‡Æo para participar dos £ltimos trˆs Six Days, as olimp¡adas do enduro, e vˆm desenvolvendo uma seletiva de pilotos para este evento. Em decorrˆncia disto, hoje conseguimos disputar de igual com os profissionais do motocross. A modalidade est  evoluindo”.

Resultados Enduro SerrAzul:

Publicidade

1) Jorge Balbi(MG)
2) Felipe Zanol(MG)
3) M rcio Joanita(SP)
4) Luiz Felipe Bastos(MG)
5) Nielsen Bueno(SP).