José Hélio encerra participação no Rally Internacional dos Sertões

José Hélio encerra participação no Rally Internacional dos Sertões

José Hélio encerra participação no Rally Internacional dos Sertões

José Hélio encerrou nesta quarta-feira a sua participação no Rally Internacional dos Sertões.

O pentacampeão das motos continua seguindo o rali até Fortaleza (CE), onde será palco da chegada no dia 20 de agosto, e agora reforça a torcida pelo piloto Felipe Zanol. Em sua estreia na competição, o mineiro está na vice-liderança da geral atrás do espanhol Marc Coma.

O caminho de José Hélio até o hexacampeonato já havia ficado distante na terceira etapa, entre Unaí (MG) e Alto Paraíso de Goiás (GO), quando não completou a prova do dia. Ele largou como líder do campeonato, mas uma pedra furou a mangueira do radiador de óleo de sua motocicleta SpeedBrain G450 RR BMW. Nesta quarta-feira, na oitava etapa – entre Balsas (MA) e Teresina (PI) -, José Hélio teve de abandonar a disputa após uma queda durante a especial.

“Eu caí em uma entrada de curva a mais ou menos 120km/h. Estou bem, com escoriações, mas o que mais dói é o pulso direito”, relatou o piloto, que teve outros prejuízos na queda. “Os meus aparelhos de navegação quebraram e vim para Teresina por uma estrada paralela. Vou acompanhar o rali até o fim, mas sem largar”, lamentou José Hélio.

Nos últimos três anos, o domínio de José Hélio foi completo e ele cruzou a rampa de chegada em primeiro lugar. O piloto ainda venceu as edições de 1999 e 2003. “Paciência. Não dá para ganhar todas e isso é normal, faz parte do esporte. Sou um profissional e estou chateado por não completar a prova, mas tudo o que eu já conquistei até aqui continua tendo o mesmo valor”, concluiu.

A briga continua – Muitas das vitórias de José Hélio no Rally dos Sertões foram conquistadas em cima de competidores estrangeiros. Mais ou menos a situação pela qual Felipe Zanol está passando. A dois dias do final do rali, de acordo com os resultados acumulados extra-oficiais, o mineiro está na vice-liderança entre as motos, quase 14 minutos atrás do espanhol Marc Coma.

José Hélio sabe que a tarefa não é nada fácil e reforça a torcida pelo brasileiro, de quem é companheiro na equipe Brasil Moto Tour. “O Marc Coma é um dos melhores pilotos do mundo e sabe como administrar esta vantagem, mas tudo pode acontecer nos últimos dias do Rally dos Sertões. O Zanol está tendo um ótimo desempenho logo na sua primeira participação do Sertões, e nós, da Brasil Moto Tour, continuamos com esperanças”, concluiu.

José Hélio tem o patrocínio de Speed Brain – BMW e Brasil Moto Tour, co-patrocínio de Inpaer e Anhanguera Educacional e apoio de ASW, Pirelli e Companhia Athlética.

Programação – Rally Internacional dos Sertões
9º dia (19/08, quinta-feira) – Teresina (PI) – Sobral (CE)
DI. 70 km
TE. 245 km
DF. 137 km
Total – 452 km

10º dia (20/08, sexta-feira) – Sobral (CE) – Fortaleza (CE)
DI. 43 km
TE. 107 km
DF. 240 km
Total – 390 km