Kasinski 150 Ekoplus e motor 200 na NX 150

Sou um novo visitante do Motonline que achei muito interessante e utilit rio de uma forma geral; gostaria de saber se existe a possibilidade da Kasinski voltar a fabricar a GF com uma cilindrada maior como aconteceu com a CG 150 Titan. Quero saber os pr¢s e os contras da Ekoplus; E tamb‚m se vocˆs podem fazer coment rios sobre uma cr¡tica que tenho sobre uma certa administradora de cons¢rcios que eu vou citar depois de receber resposta.
Reginaldo Dias dos Santos
SÆ Paulo – SP
Reginaldo, nÆo ‚ poss¡vel responder nenhuma das trˆs perguntas porque: 1) A Kasinski nÆo costuma divulgar seus planos futuros, mas como est  para sair a Comet 250 dificilmente eles investiriam em uma GF 150. 2) NÆo tivemos contato com a Kasinski Ekoplus 125. 3) Qualquer cr¡tica sobre cons¢rcio ser  encaminhada ao departamento de assessoria de imprensa da empresa.

NX turbinada
Caro Sr Geraldo Obrigado pela pronta resposta. Eu estava brincando em rela‡Æo ao espelinho de bicicleta para ver se o farol est  aceso. Mas sobre motores a pergunta ‚ s‚ria. Na verdade eu j  fiz o que vou lhe perguntar se ‚ aconselh vel fazer. S¢ para “encargo” de consciˆncia. Tentarei ser breve:
Tenho viajado de Lavras a Bambu¡ MG (200 km) toda semana numa Honda NX 150 ano 1992, muito conservada, mas inapropriada para a tarefa. Devido a v rios fatores, resolvi adquirir uma Honda de 200 cc para melhorar a qualidade da viagem. NÆo encontrei nada em Lavras por menos de R$ 5.000 (uma XR 200 ano 99) e como minha velha NXzinha valia s¢ 3.000, teria que “empatar” 2 pilas. Foi a¡ que surgiu a aparente “solu‡Æo perfeita”. Por apenas 800 transformei minha NXzinha 150 em NX 200, trocando apenas a parte de cima do motor. O novo motor ainda est  amaciando e eu nem troquei a rela‡Æo para aproveitar melhor os cavalinhos que ganhei com a troca. EntÆo lhe pergunto: Ser  que eu fiz uma boa coisa, “mexendo” no, at‚ entÆo, de meia vida cora‡Æo da velha e fiel amiga?
Georges Zouein
Lavras MG
Oi Georges, claro que percebi a brincadeira do espelho! Se a transforma‡Æo foi feita em um mecƒnico de confian‡a pode ter sido uma solu‡Æo barata que pode at‚ ficar satisfat¢ria. Mas continue o processo alterando os giclˆs para que o motor de maior capacidade volum‚trica possa aproveitar melhor a queima. Se vocˆ roda apenas em estrada de asfalto poderia tamb‚m aumentar a vazÆo do filtro de ar, usando elemento seco de papel. E, se ainda nÆo estiver satisfeito, poderia rebaixar de leve o cabe‡ote/cilindro para conseguir uma taxa de compressÆo maior. Mas nÆo esque‡a de usar uma gasolina de excelente qualidade para nÆo furar o pistÆo. S¢ depois de amaciado o motor passe para a rela‡Æo final coroa/pinhÆo. Como a NX nÆo tem conta-giros vai ser dif¡cil avaliar o regime de rota‡Æo da faixa de potˆncia m xima e torque. Vocˆ vai precisar muita paciˆncia para descobrir qual rela‡Æo ficar  mais adequada. Uma dica: comece pelo pinhÆo que ‚ mais f cil de trocar.