Publicidade

Uma marca chinesa de motos exibiu uma nova esportiva de 150 cavalos! Isso mesmo, os fabricantes asiáticos estão aumentando o nível de desempenho de suas máquinas. Confira uma amostra do que a gigante QJ Motor apresentou recentemente – e que em breve aterrissa no mercado internacional.

Marca chinesa exibe esportiva de 150 cavalos

A chinesa QJ Motor aproveitou a experiência da parceria com a italiana MV Agusta para apresentar a SRK 1000 RC Concept. Trata-se de uma esportiva de 150 cavalos com inspirações em máquinas como a Brutale 1000 RR da MV.

Esse compartilhamento entre as marcas pode parecer estranho aqui no Brasil. Contudo, a união de marcas chinesas e europeias não é novidade no exterior. A austríaca KTM é parceira da CFMoto, a alemã BMW da Loncin – e, como referido, a MV Agusta da QJ Motor…

SRK 1000 RC Concept

Esportiva de 150 cavalos chinesa é um fruto da parceria com a italiana MV

Publicidade

Dito isso, o conceito QJ Motor SRK 1000 RC bebe diretamente da fonte da MV Agusta. Do ponto de vista do estilo, a moto chinesa parece uma F3, mas com linhas mais angulares e uma estética mais futurista.

Esse resultado visual da SRK 1000 RC é obtido pelo farol de LED estreito. A carenagem também é bastante angular. Entretanto, assim como a MV Agusta, a SRK 1000 RC recebe quadro de alumínio exposto e braço oscilante unilateral.

Brutale 1000 RR

Conceito e motorização da moto chinesa são baseados na Brutale 1000 RR

Veja também:

Publicidade

Chineses estão aumentando seu potencial 

Apesar do seu estilo futurista e das origens do design italiano, a SRK 1000 RC ainda não está na mesma liga que as esportivas europeias de ponta. Superbikes como a Yamaha R1, Kawasaki Ninja ZX-10R e Honda CBR1000RR ainda superam o conceito chinês em termos de potência.

Aliás, provavelmente a SRK 1000 RC tenha seu motor derivado da Brutale. Reformulado, na chinesa o quatro cilindros em linha de 1.078 cc, refrigerado a líquido, foi ajustado para “modestos” 150 cavalos de potência.

Modelo conceito chegou exibindo suspensão Ohlins, pinças Brembo Stylema e pneus Pirelli Rosso Corsa

Contudo, para o mercado de produção chinês é uma máquina de potencial considerável. Lembre-se, eles ainda têm foco na produção de pequena e média cilindrada, além das elétricas. Mas todos sabemos que é questão de tempo até dominarem também as máquinas com potência de ponta…

Publicidade

Por fim, em termos de preço e disponibilidade, ainda não há nenhuma palavra da QJ Motor. No entanto, espera-se que a moto seja revelada em sua forma pronta para produção em 2024.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]