Foto: Divulgação

Kawasaki apresenta a Z1000

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em um ano de muitos lançamentos, mais uma motocicleta Kawasaki aterrissa no Brasil. A Z1000 é uma super naked e chega para oferecer design inovador e agressivo, característico de uma street-figther. O novo modelo é considerado como a “bad boy” da Kawasaki.

Motor
O novo motor foi completamente reconstruído. Trata-se de um quatro cilindros em linha de 1.043 cm3 refrigerado à água, DOHC, 16 válvulas. A fábrica não informa a potência que este motror desenvolve.

Quadro
Um novo quadro tubular de berço duplo em alumínio foi projetado especialmente para a Z1000. Similar ao conceito do quadro da Ninja ZX-10R, as traves passam sobre o motor, permitindo uma construção geral mais estreita que facilita o encaixe dos joelhos para um controle maior.

Sistema de Refrigeração
O sistema Cool Air leva o ar para a caixa de ar vindo de dutos de ambos os lados do tanque de combustível, minimizando a perda de performance devido à admissão de ar quente. Isto não deve ser confundido com o sistema Ram Air, no qual o ar da alimentação fica pressurizado na caixa de ar. Posicionar os dutos mais próximos ao condutor permite que a admissão seja totalmente aproveitada.

Suspensão
A nova suspensão traseira posiciona a unidade de amortecimento e ligação por cima da balança. Isto deixa a suspensão longe o bastante do escapamento, fazendo com que a operação não seja afetada pelo calor. O novo projeto contribui para a centralização da massa. Visível de fora, a ligação traseira horizontal contribui para a aparência moderna da Z1000. A suspensão traseira elimina o tanque de reservatório traseiro.

Freios com ou sem ABS
Na roda dianteira, os discos ventilados de 300 mm da Z1000 são gripados por pinças radiais de quatro pistões. Um cilindro máster com bomba radial do freio dianteiro também contribui para bom controle e resposta, oferecidos pelas novas pinças. O freio traseiro apresenta um disco de 250 mm com único pistão, com uma pinça radial. A opcional ABS oferece ainda mais segurança.

Escapamento
Escapamentos estilo quad mantém-se com um elemento de design vindo dos modelos anteriores. O desenho mais curto do escapamento (cada um 2/3 do volume do modelo 09MY) permite que a silhueta da roda seja vista.

Estilo
A nova Z1000 possui estilo agressivo. Do desenho da bolha frontal com declive acentuado, ao novo farol de feixes alinhados à seção traseira, a nova Z1000 apresenta uma imagem muito condensada, com a sua massa adiantada. Este desenho dinâmico é reforçado pelas tampas das bengalas frontais e amplas aletas evidenciando a admissão do novo sistema Cool Air.

Painel
Um painel de instrumentos totalmente digital apresenta lentes laranjas. O ângulo do painel de instrumentos pode ser ajustado em três posições de acordo com a preferência do piloto, por meio de um botão de ajuste no lado esquerdo. As funções incluem velocímetro digital, conta-giros em barras, odômetro, dois odômetros parciais, nível de combustível e relógio.

Suspensão dianteira
Com a adição do ajuste de amortecimento por compressão, as bengalas frontais invertidas são agora completamente ajustáveis. Os ajustes oferecem tanto uma performance esportiva quanto conforto.

Novas rodas liga leve
Novas rodas de cinco raios de liga leve complementam o desenho da Z1000. Os raios são colocados próximos à borda da roda, aumentando a aparência de alta qualidade. Os cortes foram projetados propositalmente para apontar na direção oposta, um elemento de design também presente nas novas tampas do motor.

Luz traseira
O desenho da lanterna com LED é remanescente da Z1000 original e apresenta lâmpadas de LED vermelho e lente transparente.

Preço Público Sugerido: R$ 46.990,00