Enfim, as novas motos elétricas da Kawasaki parecem prontas para o lançamento. Isso porque a marca já apresentou dois modelos que devem estar à venda no Japão ainda antes do final de 2023. Vamos conferir o que vem por aí.
Motos elétricas Kawasaki prontas
A Kawasaki apresentou dois protótipos elétricos em um evento recentemente realizado em Kobe, no Japão. As novidades tinham os nomes “ Tipo Ninja ” e “ Tipo Z ”. Ou seja, são modelos intimamente ligados ao catálogo atual da marca japonesa.
Na verdade, estas Kawasaki não são surpresa. Ambas já tinham sido vistas no Salão EICMA de Milão, na Itália, no fim de 2022. Entretanto, antes eram chamadas de Ninja BEZ e Z BEV (Batery Electric Vehicle, veículo elétrico a bateria) e agora parecem aprimoradas.
Desta forma, as novidades visualmente são uma Ninja com carenagem completa e uma Z modelo naked como de costume na marca. Ambos os modelos elétricos revelados no Japão usam a suspensão da Ninja 250, com rodas de 17 polegadas em ambos os eixos.
A ciclística também vem da Ninja 250, enquanto o painel de instrumentos é uma tela TFT de 4,3 polegadas. As duas baterias ficam alojadas no quadro, no local onde habitualmente está o motor de combustão. Cada bateria pesa 12 kg e é removível.
Demais detalhes como potência ainda não foram revelados, mas são novidades cotadas a serem destinadas a atender às necessidades dos passageiros nas cidades da Europa e Japão. Além disso, as motos devem cumprir os regulamentos europeus de licença de veículos A1 (semelhante a 125 cc).
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Japonesas na ‘corrida elétrica’
Até o momento, as fabricantes japonesas têm trabalhado com cautela para o mercado de motos elétricas. Embora gigantes do setor já estejam atuando em conjunto para padronizar itens como baterias, ainda não apresentaram nenhuma motocicleta de alto desempenho – diferente de marcas como Harley-Davidson e Ducati.
Além disso, as quatro grandes marcas de motocicletas do Japão anunciaram que vão desenvolver cooperativamente motores movidos a hidrogênio. Isso mesmo, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha se uniram para anunciar a formação da HySE “Hydrogen Small Mobility and Engine Technology”.
Neste momento, a Honda tem no mercado o modelo EM1e, enquanto a Yamaha tem a E01, dois produtos de mobilidade elétricos com a potência específica de ciclomotores. No entanto, a Kawasaki parece apostar em modelos de maior porte para o setor elétrico.