magneti-marelli-vela-de-moto-1

Magneti Marelli entra no mercado de velas de ignição

A Magneti Marelli Cofap Aftermarket é conhecidíssima no segmento de reposição automotiva no País e agora está entrando em um novo mercado. A marca lançou uma nova gama de produtos dedicada às motos: as velas de ignição Magneti Marelli. Segundo a gigante, o catálogo é composto por 22 códigos, o suficiente para atender ‘mais de 95%’ da frota brasileira.

Gigante no segmento de reposição automotiva no Brasil, a Magneti Marelli passa a fabricar velas de ignição para motos

Gigante no segmento de reposição automotiva no Brasil, a Magneti Marelli passa a fabricar velas de ignição para motos

Os produtos chegam divididos nas versões Resistiva e Standard, e prometem fazer jus à história vencedora da marca em competições de motovelocidade. A Magneti está presente no Mundial de Motovelocidade, a MotoGP, fornecendo componentes eletrônicos a equipes oficiais de fábrica (como a Movistar Yamaha MotoGP), por exemplo, e também será a fornecedora oficial de ECU (Engine Control Unit, ou unidade de controle do motor) para o Mundial de Moto2 a partir do ano que vem, 2019.magneti-marelli-vela-de-moto-2

Assim, a marca italiana pisa em um gramado até então dominado por outra gigante, a japonesa NGK, praticamente hegemônica no Brasil (e no mundo) para este componente de todos os motores a combustão. “Além das novas velas de ignição, a empresa também oferece ao mercado de reposição de motocicletas diversas outras linhas de produtos: baterias, bombas de combustível, filtros, lâmpadas, bielas e kits de motor Magneti Marelli; amortecedores, tubos internos e kits relação Cofap”, destaca a marca italiana.

Cuidados com a vela de sua moto

Não custa reforçar a importância da vela de ignição, um componente de aparência tão simples mas funcionalidade vital ao conjunto mecânico das motos, exceto as elétricas, claro. Ela é responsável por conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão e transformar em centelha elétrica de alta tensão, dando início à combustão – queima da mistura ar/combustível.

Muitas vezes ignoradas no momento da revisão, as velas são cruciais para o bom funcionamento do motor e do sistema de partida. Recomenda-se a inspeção do componente a cada 10 mil quilômetros

Muitas vezes ignoradas no momento da revisão, as velas são cruciais para o bom funcionamento do motor e do sistema de partida. Recomenda-se a inspeção do componente a cada 10 mil quilômetros

Por isso, e por trabalhar em adversas condições de pressão e temperatura (que varia dos 70ºC aos 2.500°C), optar por um componente de alta qualidade é imprescindível. Também é importante manter a vela sempre em ótimo estado para evitar funcionamento irregular do motor, dificuldade na partida ou aumento do consumo de combustível. Geralmente, as fabricantes do componente recomendam a inspeção da peça a cada 10 mil quilômetros ou um ano de uso, mas cada montadora mantém um calendário específico para cada modelo de motocicleta.

Magneti Marelli e NGK na briga pela preferência do consumidor

Para todos os motociclistas, as duas marcas são velhas conhecidas e sempre lembradas pela qualidade de seus produtos. Para nós no Motonline, também. Por isso, acompanhamos seus avanços no mercado há bastante tempo, como em 2010, quando a NGK participou da feira Automechanika, na Argentina, ou ainda antes, quando a marca japonesa salientava a importância da manutenção preventiva com as velas… há quase dez anos.vela-para-moto-ngk-e-magneti-marelliDo mesmo modo, acompanhamos os investimentos que as duas marcas têm feito em busca de continuar como referências no mercado. Por exemplo, falamos sobre o novo centro tecnológico da Magneti Marelli no Brasil, em 2013, e a respeito da nova linha de equipamentos para diagnóstico eletrônico da italiana, em 2010. Abordamos, também, a diversificação em linhas já conhecidas das duas marcas, como as novas baterias da Magneti Marelli e os terminais de vela coloridos da NGK.

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.