Foto: A falta do filtro do ar provoca o desgaste excessivo de diversas peças da motocicleta

Manutenção preventiva dos filtros para motocicletas aumenta a vida útil do motor

Foto: A falta do filtro do ar provoca o desgaste excessivo de diversas peças da motocicleta

Foto: A falta do filtro do ar provoca o desgaste excessivo de diversas peças da motocicleta

Assim como os veículos automotores, as motocicletas também são equipadas com filtros do ar, óleo e combustível. Com uma frota nacional de aproximadamente 7 milhões de motocicletas e uma circulação diária de cerca de 506 mil motocicletas, somente na cidade de São Paulo, a MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, orienta sobre a correta instalação e manutenção dos filtros para garantir o bom funcionamento do motor.

Essencial para a durabilidade da motocicleta, o filtro do ar tem a função de separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sem esse filtro, o consumo de combustível do veículo aumenta, eleva os índices de poluição e contribui para o desgaste excessivo das partes móveis (pistões, anéis, bielas, cilindros, virabrequim, etc.).

Para o bom desempenho das motocicletas outro fator importante é a qualidade do combustível utilizado. Atuando na retenção de sujeiras encontradas na gasolina, o filtro de combustível evita o entupimento da agulha de injeção, responsável pelo transporte do combustível para o motor, carburadores e bicos injetores. Para as motos com injeção eletrônica ocasiona, além dos problemas acima, a queima da bomba de combustível. Uma motocicleta sem este filtro fica vulnerável aos contaminantes presentes nos combustíveis, podendo comprometer o sistema de injeção/alimentação da mesma.

O filtro do óleo, por sua vez, impede a circulação do óleo contaminado e das partículas metálicas que são desprendidas pelo atrito entre as peças. Dessa forma, a correta manutenção do filtro do óleo contribui para o aumento da vida útil do motor. A troca desse filtro deve ser realizada toda vez que se trocar o óleo lubrificante. Caso contrário, a durabilidade do óleo novo pode ser reduzida em até 30%.

Todas as motocicletas com mais de 250 cilindradas são equipadas em sua fabricação com filtros do ar, óleo e combustível. Motocicletas com menor cilindrada contam somente com filtros do ar e combustível e, às vezes, com filtro do óleo lavável.

Troca dos filtros

A MANN+HUMMEL recomenda a troca dos filtros ao invés da sua limpeza. Nos filtros do ar, por exemplo, a limpeza com jatos de ar pode causar o rompimento do papel, permitindo a passagem de ar sujo para a câmara de combustão, aumentando o consumo de combustível, contaminando o óleo e desgastando as partes móveis do motor, o que diminui sua vida útil.

Retirar o filtro de ar das motos e rodar sem ele ocasiona danos para a motocicleta e para o ambiente, tais como a destruição prematura do motor, aumento do ruído emitido (poluição sonora), além do condutor, em alguns casos, sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, dependendo da descaracterização do veículo. A substituição dos filtros deve ser realizada de acordo com as recomendações do fabricante, estipuladas no manual do veículo e de acordo com o Departamento de Nacional de Trânsito (DENATRAN).

“A prática da manutenção preventiva e o constante cuidado são ações que impedem o desgaste precoce do motor e melhoram o desempenho da motocicleta. Realizar a troca dos filtros do ar, óleo e combustível, respeitando os prazos indicados pela montadora, ajuda a economizar tempo e dinheiro”, explica Flávio Sureira Netto, técnico de Produto da MANN+HUMMEL.

Líder mundial na fabricação de filtros automotivos, através das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, a MANN+HUMMEL desenvolve e produz complexos componentes automotivos, como sistemas de filtragem do ar, coletores de admissão do ar em plástico, galerias do combustível, sistemas de filtragem para líquidos, filtros de cabine para a indústria automotiva e elementos filtrantes para serviços de manutenção e reparação de veículos leves e pesados (elementos e filtros do ar, óleo e combustível).