Luis Salom, Red Bull KTM Ajo, em Brno na República Checa

Moto3™: paciência dá vitória a Salom em Brno

O líder da classificação da Moto3™, Luís Salom, voltou a vencer ao levar a melhor sobre todos os rivais no Grande Prêmio Bwin da República Checa deste domingo, conquistando a quinto vitória no ano. Depois de assumir a liderança na última volta, o piloto Red Bull KTM Ajo abriu pequena vantagem enquanto quatro rivais se degladiavam logo atrás.

Luis Salom, Red Bull KTM Ajo, em Brno na República Checa

Luis Salom, Red Bull KTM Ajo, em Brno na República Checa

 

Foi com pouca chuva que as luzes se apagaram em Brno, com Alex Rins (Estrella Galicia 0,0) largando na pole pela terceira vez consecutiva. Maverick Viñales (Team Calvo) foi o primeiro a liderar antes de Salom o ultrapassou na Curva 3; uma luta que se desenrolou até à 19ª e última volta, com o companheiro de equipe de Rins, Alex Márquez, e Jonas Folger (Mapfre Aspar Team Moto3) também participando da disputa.

No início da última volta a dupla da Estrella Galicia 0,0 ocupava as duas primeiras posições e estava prestes a repetir o resultado da semana passada em Indy. Contudo, e já com reputação estabelecida de avaliar muito bem os momentos finais das corridas, Salom superou ambos os dois rivais nas Curvas 1 e 3, respectivamente. Foi nesse momento em que Márquez e Rins começaram a se prejudicar mutuamente, dando chance para que Viñales conseguisse ultrapassá-los por fora na Curva 4, antes de Folger superar a dupla para chegar a terceiro na penúltima curva da corrida.

Salom, de forma impressionante, garantiu também a melhor volta da corrida apesar da fratura no calcanhar, conquistou a quinta vitória da temporada e primeira desde Assen, cruzando a linha de chegada com meio segundo de vantagem sobre Viñales, garantindo a permanência na segunda posição do Campeonato. O brasileiro Eric Granado (Mapfre Aspar Team Moto3) somente conseguiu a modesta 22ª colocação.

Cinco pilotos não terminaram: Niklas Ajo (Avant Tecno) ficou de fora na primeira volta, com Isaac Viñales (Ongetta-Centre Seta) e Juanfran Guevara (CIP Moto3) abandonando também. Os outros dois que não chegarem ao final foram Brad Binder (Ambrogio Racing) e Lorenzo Baldassarri (GO&FUN Gresini Moto3), por queda na 13ª volta.

A Moto3™ continua no Grande Prêmio Hertz da Inglaterra no próximo fim-de-semana, em Silverstone, com Salom líder, com 14 pontos sobre Viñales quando faltam disputar sete corridas para o final da temporada.